A visita técnica integrou a programação da Semana Nacional de Saúde do Poder Judiciário.
A coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas e membro do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juíza Etelvina Lobo Braga, realizou na tarde de quarta-feira (9/4), uma visita à Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, que integra a Rede de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Manaus.
A atividade fez parte da programação da "1.ª Semana Nacional da Saúde do Poder Judiciário", iniciativa que busca fortalecer os vínculos entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso à saúde para populações em situação de vulnerabilidade.
Durante a visita, a magistrada destacou a relevância do trabalho conjunto entre os diversos órgãos públicos envolvidos na área da saúde.
“Este movimento que todos os tribunais do Brasil estão realizando é muito importante. São ações que envolvem diversos entes públicos, e a atuação do Judiciário nesse contexto contribui não apenas na área médica, mas também na resolução jurídica de conflitos, promovendo respostas mais rápidas e eficazes. A união entre os órgãos públicos possibilita um atendimento mais amplo e eficiente para quem mais precisa”, afirmou a juíza Etelvina Lobo Braga.
Na ocasião, a magistrada conheceu as instalações da USF Parque das Tribos e os principais projetos desenvolvidos na unidade, como o "Bom Parto", voltado aos cuidados durante a gravidez, e o "Idosos Felizes", que oferece atenção especializada à população idosa da região.
“Fiquei muito satisfeita, porque percebi que há uma grande diversidade cultural na região. São muitas etnias atendidas, e existe uma preocupação clara em respeitar suas particularidades, garantindo o acesso aos serviços de saúde a que têm direito”, destacou a juíza.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a visita e apresentou os serviços oferecidos pela unidade, que foi inaugurada em janeiro de 2024. A USF atende a uma área com mais de 30 etnias e é referência para cerca de 34,5 mil pessoas.
“Aqui na USF Parque das Tribos, a assistência é feita em diálogo constante com as lideranças indígenas. Isso permite que os atendimentos respeitem os costumes e tradições dos povos locais. Nesse processo, os agentes indígenas de saúde têm papel essencial, fortalecendo o vínculo entre as equipes de saúde e a comunidade, algo fundamental na atenção primária”, ressaltou a secretária.
A "Semana Nacional de Saúde" começou na segunda-feira (7/4) e segue até sexta (11/4), com participação de secretarias e órgãos das esferas federal, estadual e municipal. A programação inclui palestras, mesas-redondas, mutirões de atendimento e ações voltadas à melhoria da gestão pública de saúde, com foco na resolução de conflitos e na humanização do atendimento.
Texto: Com informações da Ascom da Semsa
Fotos: Chico Batata / TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771