Durante a programação do evento serão aprovadas as Metas Nacionais do Judiciário para 2024 e anunciados os Tribunais laureados com o "Prêmio CNJ de Qualidade 2023".
A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, participa nesta segunda e na terça-feira (dias 4 e 5) do “17.º Encontro Nacional do Poder Judiciário (17.º ENPJ)”, que acontece em Salvador (BA). Durante o evento, os presidentes de 91 tribunais brasileiros, sob a coordenação do CNJ, aprovarão as metas nacionais e específicas do Judiciário para 2024. Na ocasião, também ocorrerá a premiação dos tribunais laureados pelo "Prêmio CNJ de Qualidade".
Além da presidente, participam do encontro o desembargador João de Jesus Abdala Simões, coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do TJAM; a desembargadora Vânia Marques Marinho, que preside a Comissão da Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Tribunal; a juíza auxiliar da Presidência Elza Vitória de Mello; o juiz Roberto Taketomi e a secretária de Planejamento do TJAM, Márcia Rizzato.
Na abertura do evento, na noite desta segunda-feira (04/12), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, fez a Conferência Magna intitulada “Magistratura, Eficiência do Poder Judiciário e o Uso das Tecnologias”.
Nesta terça-feira (5), a programação do “17.º ENPJ” será aberta com o tema “Panorama dos Tribunais Superiores - Apresentação dos resultados alcançados em 2023”, com a participarão, além do presidente do STF e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso; do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes; a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente do STM, ministro Ten. Brig. Ar Francisco Joseli Parente Camelo; e o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa.
Às 9h (horário de Manaus) ocorrerá o anúncio dos Tribunais destacados no “Prêmio CNJ de Qualidade 2023”, que considera o desempenho dessas instituições em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia.
A premiação engloba os Tribunais Superiores; os 27 Tribunais de Justiça (TJs); os seis Tribunais Regionais Federais (TRFs); os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs); os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os três Tribunais de Justiça Militar (TJMs) dos estados.
No período da tarde, além das reuniões setoriais (Justiça Estadual; Justiça Militar; Justiça Federal; Justiça Eleitoral; Justiça do Trabalho; Superior Tribunal de Justiça; Corregedorias; e Comunicação Social), a programação do “17.º ENPJ” contará com a apresentação dos painéis “Caminhos da Eficiência do Poder Judiciário” e “Cidadania e ampliação do acesso à justiça: avanços e desafios”.
O evento será concluído com o anúncio das Metas Nacionais do Poder Judiciário 2024, feito pelo ministro Barroso e pelo corregedor-nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão. As metas representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, de maneira a proporcionar à sociedade um serviço mais célere, eficiente e de qualidade.
#PraTodosVerem - a fotografia principal que ilustra a matéria mostra a presidente do TJAM (ao centro, de vestido preto) ladeada pelos desembargadores Vânia Marques Marinho e João Simões (à esquerda na imagem) e pelos juízes Elza Vitóra de Mello e Roberto Taketomi (à direita). Eles estão todos em pé, diante de um painel com a inscrição "17.º Encontro Nacional do Poder Judiciário", que informa ainda a data e o local do evento.
Terezinha Torres
Com informações da Agência de Notícias do CNJ
Revisão gramatical: Joyce Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660