Nos dois primeiros dias de mutirão, 1.625 acordos conciliatórios foram homologados.
Iniciada na última segunda-feira (7/11), a “17.ª edição da Semana Nacional da Conciliação" registrou 3.296 audiências realizadas pelas unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Amazonas nos dois primeiros dias de atividades.
A semana temática prosseguirá até sexta-feira (11) e consiste em uma ampla mobilização conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da qual os tribunais Estadual, Federal e do Trabalho são impulsionados a realizar mutirões de audiências para suscitar a realização de acordos conciliatórios e voluntários pelas partes com processos judiciais em tramitação.
No âmbito do Poder Judiciário Estadual, a semana de conciliação é coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas que, com a Presidência e Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, empenhou-se nos últimos quatro meses para assegurar a boa realização das atividades.
As 3.296 audiências realizadas na segunda (7) e na terça-feira (8) desta semana correspondem, conforme a Corregedoria, a aproximadamente 70% das audiências programadas para ocorrer nos dois primeiros dias de mutirão.
Nestes dois dias, conforme estatísticas registradas também pela Corregedoria de Justiça, 7.741 partes processuais foram atendidas e 1.625 acordos conciliatórios foram firmados. O percentual financeiro homologado nessas audiências, conforme dados oficiais, já ultrapassa R$ 6 milhões.
Mobilização
Na capital, entre as unidades participantes da SNC 2022 está o 5.º Juizado Especial Cível, que funciona no Fórum Márcio Verçosa, bairro Aparecida, e tem como titular a juíza Irlena Leal Benchimol. Com 72 audiências pautadas para o período de esforço concentrado, a unidade judiciária está com horário de atendimento estendido, de 8h às 17h, e mobilizou 10 servidores para o mutirão. "Nossa expectativa é bastante positiva para este período. Esperamos, sobretudo, contar com o apoio das partes processuais, mediante o comparecimento delas às audiências, para a solução dos litígios por meio de acordos", afirmou a juiza Irlena, lembrando que a unidade judiciária trabalha com os métodos autocompositivos de solução de conflitos o ano todo.
Semana da Conciliação.
Em 2022, a "Semana Nacional da Conciliação" chega à 17.ª edição e com o tema “Menos conflitos, mais resultados” o mutirão pretende oportunizar às pessoas a conclusão dos processos por meio da homologação de acordos. É, também, um momento propício em que o Poder Judiciário busca disseminar a prática da conciliação como instrumento para a pacificação de conflitos.
No Amazonas, no âmbito da Justiça Estadual, 11.158 audiências foram pautadas para o período, das quais, 5.953 foram agendadas para ocorrer na comarca de Manaus e 5.205 para ocorrer nas comarcas do interior.
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra, em destaque, detalhe do banner com o logotipo da “Semana da Conciliação”. Ao fundo, uma servidora com a camisa da campanha aparece sentada trabalhando no atendimento.
Afonso Júnior (CGJ/AM)
Foto: Raphael Alves - 07/11/22
Revisão gramatical: Joyce Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660