Organizada pelo Subcomitê de Saúde do Tribunal, programação online reforça a importância das medidas de cuidado com a saúde mental que podem ajudar a prevenir casos de suicídio.
A programação de webinars sob o tema: “Suicídio: Informando para prevenir”, organizada pelo Subcomitê de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas em alusão à “Campanha Setembro Amarelo”, continua nesta terça-feira (29), a partir das 13h (horário Manaus). Dessa vez, o evento online – com transmissão pelo canal do TJAM no YouTube – terá a mediação da psiquiatra Nazaré Costa e como palestrantes convidadas a psiquiatra Alessandra Pereira e a psicóloga da Defensoria Pública do Estado, Luciana Peixoto.
Na quarta-feira (30), marcando o encerramento da campanha, às 13h, todos os especialistas que participaram no decorrer do mês da programação semanal de webinars estarão reunidos para uma única transmissão, no mesmo canal.
Cada um dos eventos online permitiu a participação de servidores e magistrados de uma das sub-regiões em que estão agregadas as comarcas do interior. Por meio da plataforma Zoom, além de assistir às exposições, eles puderam interagir com os palestrantes.
Ao se associar às atividades da “Campanha Setembro Amarelo”, o Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, instituído pelo TJAM seguindo as diretrizes da Resolução 207, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), buscou enfatizar a importância do tratamento preventivo das dores que podem levar o indivíduo ao adoecimento emocional e ao pensamento da prática do suicídio.
“As transmissões foram idealizadas com a finalidade de alcançarmos os nossos servidores, em todas as nossas comarcas e também de expandir nossas ações internas para a sociedade. Convidamos representantes de diversos setores, profissionais e especialistas que atuam, por exemplo, no Sistema Único de Saúde; no Instituto Nacional do Seguro Social; na Central de Valorização da Vida; na Defensoria Pública; em universidades, como a UFAM e a Faculdade Santa Tereza; como profissionais autônomos de Manaus e de outros Estados, para produzirmos um amplo olhar sobre o tema, que é objeto da campanha, na busca da saúde preventiva”, explicou a psicóloga Sandra Desideri, que integra a equipe de Saúde Mental da Divisão de Serviços Médicos do TJAM e é uma das organizadoras da campanha.
Sobre a campanha
A "Campanha Setembro Amarelo" foi criada em 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Setembro foi escolhido, porque no dia 10 desse mês ocorre o "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio".
Conforme dados disponibilizados pela ABP no site oficial da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Um expressivo número desses casos ocorre entre jovens. Cerca de 96% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias como álcool e drogas. O objetivo da campanha é, por meio da informação, ajudar a prevenir e reduzir esses números.
Sandra Bezerra
Arte: Igor Braga
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.