Corregedor celebra casamento coletivo de indígenas em Benjamin Constant

casamento00casamento2casamento3Parceria vai assegurar direitos civis a índios de 35 comunidades do Alto Solimões.


Até o dia 13 de fevereiro 806 casais indígenas da etnia Tikuna e Kokama vão oficializar união civil em cerimônias realizadas em quatro comunidades rurais, localizadas no município de Benjamin Constant (a 1.118 km de Manaus).

A primeira celebração aconteceu às 10 horas desta terça-feira (11), na comunidade Filadélfia, e foi presidida pelo Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Lafayette Vieira Júnior, que uniu 303 casais representantes de várias comunidades indígenas da região.

Amanhã está programada a celebração de 243 casais, na comunidade Feijoal. Na quinta-feira (13), será a vez de 260 casais das comunidades Porto Espiritual e Guanabara 3. Todas realizadas pela juíza Luiziana Teles Anacleto, da comarca de Benjamin Constant.

A ação vai reconhecer o relacionamento e garantir direitos previdenciários e assistenciais, como pensão por morte e Bolsa Família, por exemplo.

Para o corregedor-geral, foi um momento muito especial na vida de todos os envolvidos. "Como juiz sinto-me honrado em poder participar desse evento que tem tão grande amplitude social. Uma verdadeira ação de cidadania e promoção de direitos", ressalta o desembargador Lafayette Júnior.

Serviços

Além do casamento civil gratuito, as comunidades também vão receber atendimento jurídico, médico, odontológico, emissão de 1ª e 2ª vias de documento de identidade e 2ª via de certidão de nascimento.

Parcerias

Estão envolvidos na ação, planejada pela Defensoria Pública do Estado (DPE); o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-AM); a Fundação Nacional do Índio (Funai); a Prefeitura de Benjamin Constant; o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); o Exército Brasileiro; a Marinha do Brasil; o Batalhão de Polícia Militar de Tabatinga e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Solimões (DSEI-ARS).

 

 

Texto: Dora Paula
(Com informações DPE e G1)
Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

banner TJAM

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56

Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM
Sessão Solene de Posse Virtual dos Novos Dirigentes do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Biênio 2020 a 2022.
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM

00:00:00
Views: 1273
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM