Além da programação de palestras, a agenda técnica do encontro reservou espaço para reuniões administrativas, incluindo a análise de parecer sobre alterações no regimento interno, e a eleição da Nova Comissão Executiva.
Os juízes-auxiliares da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Luís Márcio Albuquerque e Margareth Hoagem, representaram o vice-presidente da Corte, desembargador Airton Gentil durante o "5.º Encontro Nacional de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil", que está sendo realizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) , em Brasília (DF).
O evento, que reúne representantes de Tribunais de todo o país, conta com uma extensa programação técnica focada em gestão, inovação e desafios comuns do Poder Judiciário.
Durante os dois dias de evento, os participantes se debruçaram sobre uma série de temas estratégicos. Nesta quinta-feira (27/11), a programação incluiu palestras sobre: "Paridade nas promoções nos Tribunais de Justiças; "A relação entre a Procuradoria-Geral da República e o Poder Judiciário"; "A valorização da carreira da magistratura, com enfoque na questão remuneratória"; "Diálogos institucionais na formação de precedentes"; "O relacionamento da OAB com o Poder Judiciário"; "Boas práticas de gestão, com destaque para a relevância de um núcleo de TI vinculado à Vice-Presidência" e a "Uma perspectiva do Tribunal de Contas da União sobre sua atuação".
Já na sexta-feira (28/11), os trabalhos foram abertos com uma homenagem ao ex-Presidente José Sarney e alguns desembargadores dos tribunais do País, seguindo-se de palestras sobre os temas: "A integração entre o Ministério Público e o Poder Judiciário"; "Segurança Pública e Poder Judiciário". A saúde dos magistrados foi tratada em dois momentos: "O cuidado da saúde nos Tribunais de Justiça" e "Planos de Saúde de autogestão nos Tribunais".
Além do conteúdo das palestras, a agenda técnica do colégio reservou espaço para reuniões administrativas, incluindo a análise de parecer sobre alterações no regimento interno, a eleição da Nova Comissão Executiva, a escolha da sede e data para o próximo ENAVIP, previsto para o primeiro semestre de 2026, e a discussão, leitura e aprovação da Carta de Brasília, documento que sintetiza as deliberações do encontro.
Sandra Bezerra
Foto: Acervo da Vice-Presidência do TJAM








