Com 1.100 m² de área construída, o espaço terá capacidade para abrigar quatro unidades judiciais e vai proporcionar maior conforto e eficiência na prestação jurisdicional no município.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, inaugura na próxima quinta-feira (23/10) as instalações do novo Fórum de Justiça “Desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara”, na Comarca de Iranduba, na região metropolitana de Manaus (distante 25 quilômetros de Manaus).
Com 1.100 m² de área construída, o espaço terá capacidade para abrigar quatro unidades judiciais e vai proporcionar maior conforto e eficiência na prestação jurisdicional no município.
Construído dentro do modelo moderno que prioriza as diretrizes de sustentabilidade, acessibilidade, melhores condições de trabalho e de atendimento ao público, o projeto contempla também elementos ecológicos, materiais com baixo custo de manutenção, inovação tecnológica, espaços físicos funcionais, fachada moderna e salas para Tribunal do Júri; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM); Defensoria Pública do Estado (DPE/AM); Ministério Público do Estado (MPE/AM) e Oficiais de Justiça; secretaria, recepção e, também, uma área de carceragem, onde ficarão os presos que irão a julgamento.
O novo fórum está localizado na Avenida Carlos Braga, principal via de acesso à sede do Município e ao lado do Centro Integrado de Educação do Amazonas. O lançamento da pedra fundamental foi realizado em setembro de 2022. As obras iniciaram em fevereiro do ano passado e já envolveram mais de 60 profissionais até o momento.
O secretário de Infraestrutura do Tribunal de Justiça do Amazonas, arquiteto e urbanista Rommel Akel, explica que o novo fórum foi projetado em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é semelhante ao recém-inaugurado de Humaitá (distante 600 quilômetros de Manaus), até então o maior fórum do interior do estado.
“Este será um fórum de quatro Varas, semelhante ao fórum de Humaitá, com todas as funções existentes nos outros fóruns recomendados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com salas para OAB/AM, Defensoria Pública do Estado (DPE/AM) e Ministério Público do Estado (MPE/AM) e Tribunal do Júri todo climatizado. A obra foi construída com materiais de baixa manutenção. E com provisionamento, para o futuro, de captação de água da chuva e instalação de placas de energia solar”, informou Rommel Akel.
No último dia 23 de junho o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, visitou as obras do novo Fórum de Justiça de Iranduba.
Carreira
O desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara nasceu em Manaus no dia 8 de dezembro de 1920 e faleceu no dia 29 de julho de 2010. Seus pais se chamavam Alcides Raposo da Câmara e Paula Raposo da Câmara, e era o 4º filho de um prole de seis homens e uma mulher.
O desembargador Jerônimo casou-se em 22 de janeiro de 1955 com a doutora Lêda de Aguiar Raposo da Câmara, na época servidora federal, que mais tarde prestou concurso para magistratura, se aposentando como Juíza de Direito. Desta união nasceram três filhas: Leila Inês, Lícia Inês e Lenice Maria. Tiveram a felicidade de conhecer os seis netos, de nome Mariana, Manoel, Marcel, Maria Carolina, Guilherme e Maria Flávia - mas apenas dois dos 11 bisnetos.
O magistrado exerceu vários cargos no Poder Judiciário, dentre eles o de presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas no biênio 1987-1988. Ele ingressou no TJAM como escreveu juramentado em 1940. Depois, foi promotor de Justiça no Ministério Público Estadual de 1952 a 1961.
Em 1961, prestou concurso público para a magistratura e foi nomeado como Juiz de Direito das Comarcas de Boca do Acre (1961) e de Manicoré (1962). Em 1964 foi elevado à capital, assumindo a titularidade da 9ª Vara Cível de Manaus. Durante sua carreira também foi titular da Vara Criminal e do Juizado de Menores (hoje da Infância e Juventude). Chegou ao cargo de Desembargador em 1980. Logo em seguida ocupou a Corregedoria Geral de Justiça entre 1981 e 1985. Depois, a vice-presidência entre 1985 e 1986. Requereu a substituição voluntária em 08 de novembro de 1990. Seu Ato de aposentadoria foi publicado em 12 de dezembro de 1990, ao completar 70 anos.
#PraTodosVerem: Imagem de arquivo que ilustra a matéria traz a foto da vista aérea do novo fórum de Iranduba. Fim da descrição
Texto: Paulo André Nunes
Foto: Chico Batata/Arq. 23/06/2025
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
E-mail TJAM : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (92) 99316-0660 | 2129-6771