Criado no âmbito da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC/TJAM), o “Arandu GPT” é um modelo de inteligência que se conecta diretamente a um auto processual, possibilitando que o analista, diretor de secretaria ou magistrado interajam com os autos processuais no momento em que acessem determinada ação judicial.
O Tribunal de Justiça do Amazonas é finalista da 6.ª Edição do Prêmio de Inovação J.Ex, na categoria “Inovação Tecnológica”, com o modelo de inteligência “AranduGPT”. A cerimônia de estreia está marcada para dia 18 de novembro de 2025, em Brasília/DF, quando o TJAM vai concorrer com outros 14 órgãos e entidades do sistema de Justiça.
A categoria em que concorre o Tribunal de Justiça do Amazonas premia iniciativas de inovação tecnológica inovadoras para o fornecimento de informações e melhoria de serviços para a sociedade ou internos à instituição.
Criado no âmbito da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), que é presidida pela desembargadora Vânia Marinho, o “Arandu GPT” é um modelo de inteligência que se conecta diretamente a um auto processual, possibilitando que o analista, diretor de secretaria ou magistrado interajam com os autos processuais no momento em que acessem determinada ação judicial.
Com o “Arandu GPT”, o usuário, devidamente autorizado por meio de senha pessoal, obterá os comandos ao modelo GPT referentes aos processos para realizar, por exemplo, procedimentos jurídicos como uma visão processual, analisar sobre determinado ponto da ação ou gerar uma minuta (rascunho do documento oficial).
O Prêmio de Inovação J.Ex é uma iniciativa promovida pela J.Ex com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), e tem como propósito reconhecer e incentivar projetos e iniciativas inovadoras, com foco em tecnologia, gestão e novas metodologias aplicadas no Ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas com impacto social.
A finalidade é também promover e considerar os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições, assim como os executivos de TI e de inovação, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.
Concorrentes na Categoria Inovação Tecnológica
STJ - LIA - Legislação com IA na Triagem Recursal
AGU - GER@AGU - Gerador de Modelos
SJBA - Atendimento ao Público via Whatsapp (Chatbot) com Inteligência Artificial
TJAM - Arandu GPT
TJRN - LIVIA - Gerador Inteligente
TJRS - Conexão GAIA
TRT1 - Assistentes de IA para apoio em Conciliação na Justiça do Trabalho
MPAC - Retina
MPGO - Valora
MPMS - Alvo Digital
MPMS - Pantanal em Alerta
MPMT - SISPLAN - Sistema de Gestão e Planejamento
DPESP - Defensor.IA - Ferramenta de Inteligência Artificial
DPETO - DefGPT - Plataforma Inteligente para Eficiência na Defensoria
Categorias
O Prêmio contempla duas modalidades de inscrição: indicação de projetos/iniciativas e indicação de pessoas. As categorias incluem:
Projetos e Iniciativas - Inovação Tecnológica; Inovação em Gestão; Laboratórios de Inovação; Inovação Social; Escolas de Magistratura e Judiciários.
Pessoas - Liderança Exponencial; Executivo de Tecnologia; Executivo de Inovação.
A lista completa com todos os projetos e lideranças finalistas já está disponível no site oficial do prêmio: http://jexlegal.com.br/premioinovacao/
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto de detalhe da front page do sistema Arandu do TJAM
Texto: Paulo André Nunes
Foto: Marcus Phillipe/Arq. 01/09/25
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.