Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes foi homenageado com a Medalha dos (as) Fundadores (as), criada para reconhecer contribuições relevantes à formação jurídica.
O Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) comemorou, na última quinta-feira (11/9), duas décadas de atuação com a realização da primeira edição do projeto Diálogos Copedem, em Brasília. O encontro reuniu diretores(as) das escolas da magistratura, membros do conselho consultivo, lideranças do Judiciário, do Parlamento, do setor produtivo e da tecnologia. O objetivo foi construir uma jornada de reflexões estratégicas, conectando Justiça e economia em prol do desenvolvimento do país e do fortalecimento da cidadania.
Em solenidade ocorrida durante o encontro, o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas – Esmam, foi homenageado com a Medalha dos(as) Fundadores(as), criada para reconhecer contribuições relevantes à formação jurídica.
O evento reuniu lideranças do Judiciário, do Legislativo, do setor produtivo e da tecnologia em quatro painéis temáticos, mediados pelos desembargadores Alexandre Miguel (TJRO), José Laurindo de Souza Netto (TJPR) e Gislene Pinheiro de Oliveira (TJDFT).
Em depoimento enviado, o ministro Benedito Gonçalves, diretor geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), colocou em evidência a importância da diversidade de ideias e de experiências como um mosaico essencial para refletir sobre justiça.
Em sua fala, enfatizou a conexão entre Justiça, Economia, Inovação e Sustentabilidade, além da necessidade de Segurança Jurídica para garantir confiança e previsibilidade. Ao falar sobre a existência do Copedem, reforçou a ideia de que Justiça e Economia só podem caminhar juntas quando sustentadas por estabilidade política, abertura à inovação e compromisso com a sustentabilidade.
“Os seus 20 anos reafirmam que o caminho da Justiça e o da Economia só podem convergir se forem trilhados com seguranças políticas, abertura à inovação e compromisso com a sustentabilidade. Eu termino suplicando que cada um de nós siga adiante, levando consigo não apenas ideias, mas também a esperança ativa, a confiança renovada e a predisposição de transformar a realidade”, disse.
Ao refletir sobre as duas décadas da Instituição, o desembargador Marco afirmou que “o Colégio se estabeleceu como um espaço privilegiado entre as Escolas Judiciais e as da Magistratura dos Estados, promovendo um intercâmbio de saberes e experiências que transcende as fronteiras geográficas”.
Em suas palavras, “o Copedem não é apenas uma entidade, é também um projeto do futuro, um catalisador de transformações que, ao longo de vinte anos, tem construído um legado de conhecimento e dedicação em prol de uma Justiça mais justa e acessível”.
Entre os expositores nos painéis estiveram o senador Eduardo Gomes; o diretor nacional de tecnologia da Microsoft Brasil, Ronan Damasco; a diretora de tecnologia e inovação do iFood, Izabella Andrade Piratininga; o diretor jurídico do BNDES, Walter Baère; o ministro João Otávio de Noronha (STJ); o diretor executivo da Febraban, Vicente de Chiara; o vice-presidente jurídico da Eletrobrás, Marcelo de Siqueira Freitas; o ministro Luís Felipe Salomão (STJ); o vice-presidente da Rede D’Or e SulAmérica, Pablo Meneses; o diretor técnico da CNseg, Alexandre Leal Neto e o presidente do Conselho Diretor do IESS, Luiz Celso Dias Lopes.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto de 12 dos homenageados com a Medalha dos Fundadores, entre eles o desembargador Flávio Pascarell (o magistrado é a sétima pessoa da esquerda para a direita, está vestido com camisa azul, gravata azul e paletó e calça comprida na cor azul escuro, e aparece segurando a placa em sua homenagem).
Texto: Ramiro Neto
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fonte: Ascom-Copedem
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.