Na ocasião, a desembargadora Joana Meirelles, coordenadora da Infância e Juventude, foi agraciada com Menção Honrosa por sua atuação na implantação do programa.
As atividades realizadas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no âmbito do Programa Novos Caminhos (PNC) foram apresentadas na última semana durante encontro nacional promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, a coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, foi homenageada com Menção Honrosa em recohecimento por sua atuação à frente do "Novos Caminhos" no Amazonas.
O programa, que vem sendo replicado por tribunais do país por iniciativa do CNJ, nasceu de uma experiência exitosa adotada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e tem o propósito de viabilizar a empregabilidade de adolescentes e egressos das unidades de acolhimento, por meio de capacitação e da articulação com empresas, empresários, instituições públicas e privadas, objetivando a sua inclusão no mercado de trabalho.
A apresentação sobre o programa no âmbito do TJAM ocorreu durante a oficina “Planejamento e Articulação Local para a Execução da PNC”, na qual foram compartilhadas experiências e desafios para a implantação do programa pelos tribunais. Além da desembargadora Joana, a exposição contou com a participação da servidora Mayara Zurra, que integra a equipe da Coij/TJAM.
Entre as informações prestadas por elas, foi destacado que Manaus possui 10 instituições de acolhimento, das quais, sete participam do Programa Novos Caminhos. Do total de 208 crianças e adolescentes acolhidos nessas instituições, 35 estão na faixa etária de 14 a 17 anos. Como parte das ações do programa, a Coij/TJAM, com o apoio de instituições parcerias, já está na segunda turma de 2025, de um curso de qualificação profissional para esse público, iniciativa que já alcançou 19 adolescentes.
Para viabilizar as ações do programa no Amazonas, o TJAM já firmou acordos de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), do Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o Sindicato das Empreas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), o Centro Universitário Fametro, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AM), o Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS) e a Starhábil Aceleradora de Carreiras.
A titular do Juizado da Infância e Juventude Cível da Comarca de Manaus, juíza Rebeca de Mendonça Lima, também participou do encontro Nacional.
O Programa Novos Caminhos, idealizado pelo CNJ, oferece muito mais do que formação profissional e ferramentas de trabalho: promove cidadania e o resgate da dignidade humana. Na cerimônia, o secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, Gabriel Matos, ressaltou a importância do encontro. “Esse momento, para mim, é ímpar e talvez um dos melhores. O programa representa a transformação de vidas por meio de oportunidades e inclusão”, afirmou.
Grandes parceiros também participaram do projeto, como a Petrobras e os Correios, que contribuem para a expansão e fortalecimento das ações em todo o país.
O encontro nacional representou um marco para o PNC, consolidando sua missão de abrir portas, transformar trajetórias e fortalecer o exercício da cidadania.
Cassiane Pedroso e Terezinha Torres
Fotos: Luiz Silveira/CNJ
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660