Outro resultado do evento é um e-book gratuito em português e espanhol que reunirá as palestras, propostas e resultados do encontro.
A Jornada Acadêmica pelo Clima na América Latina para a COP 30 chegou ao fim nesta terça-feira (26) com a consolidação de debates, propostas e resultados que reforçam o papel da Amazônia nas discussões climáticas globais.
O evento, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com o Observatório de Governança Ambiental do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), reuniu estudantes; pesquisadores; professores; organizações ambientais; representantes de movimentos sociais; povos originários e a sociedade civil.
Ao longo do dia, foram realizadas palestras, mesas-redondas e trocas de experiências sobre temas, como desmatamento; transição energética; justiça climática; preservação da biodiversidade; povos tradicionais e inovação tecnológica para a sustentabilidade.
A Carta do Amazonas, será produzida a partir das experiências do Observatório de Governança Fundiária e Ambiental do TJAM, será redigida após consulta às populações tradicionais no Amazonas.
A Jornada Acadêmica disponibilizará, nos próximos dias, de um e-book gratuito em português e espanhol, reunindo as palestras, propostas e os resultados do encontro. A publicação busca ampliar o alcance das discussões e incentivar a participação da sociedade na construção de soluções para os desafios climáticos da Amazônia e da América Latina.
O coordenador do Observatório de Governança Ambiental do TJAM, juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, entendeu ser relevante a participação de pesquisadores e professores internacionais e de representantes de populações tradicionais para debates comuns, como desenvolvimento sustentável e qualidade de vida no contexto de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
“A COP 30 será histórica para a Amazônia, e a Jornada Acadêmica mostrou que a juventude e a pesquisa têm muito a contribuir com soluções concretas, baseadas na ciência e no conhecimento local”, destacou.
Ação simultânea em Manaus e Parintins
Enquanto Manaus reunia especialistas e pesquisadores, o evento teve uma ação simultânea em Parintins, promovendo um mutirão de reciclagem no bairro São Benedito. A iniciativa contou com a participação do Juizado Especial de Parintins; da Prefeitura Municipal; do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Parintins e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O início da atividade ocorreu às 9h e mobilizou a comunidade para a coleta seletiva de resíduos, reforçando o compromisso do Observatório de que todo evento acadêmico seja acompanhado de uma ação concreta em benefício da sociedade e do meio ambiente.
#PraTodosVerem: A foto mostra um grupo de 11 pessoas no auditório onde foi realizado o evento do qual trata a matéria. No centro, há duas pessoas usando cocares indígenas, o que sugere a participação de lideranças tradicionais. Todos estão sorrindo e aparentam integrar diferentes áreas, possivelmente representantes de instituições, pesquisadores e lideranças indígenas. O ambiente é formal, com painéis de madeira e duas telas grandes ao fundo, reforçando o caráter acadêmico e institucional do encontro.
Texto: Sandra Bezerra | TJAM
Foto: Acervo Observatório de Governança Ambiental/TJAM
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771