Ações estão sendo realizadas em escolas, unidades de saúde e na Ufam, por equipes multidisciplinares que atuam nos Juizados Maria da Penha.
Dentro da programação do “Agosto Lilás” no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), está ocorrendo plantão, dias 26 e 29 de agosto,
As Equipes Multidisciplinares do 2.º e do 5.º “Juizados Maria da Penha” da Comarca de Manaus realizam nesta semana uma série de atividades relacionadas aos projetos “Maria Acolhe”, “Maria Vai à Escola” e Maria Vai à Comunidade", finalizando a programação desenvolvida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM) no “Agosto Lilás”, mês dedicado ao fortalecimento de ações voltadas ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Nesta terça-feira (26) e na quarta-feira (27), o plantão de atendimentos do projeto “Maria Acolhe” acontece no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com ação conduzida pela equipe multidisciplinar formada pela assistente social do 2.º “Juizado Maria da Penha”, Cyntia Ribeiro, com apoio das estagiárias de Serviço Social Ashley Nicole e Eduarda Feitoza, e de Psicologia, Sofia Lopes.
O atendimento ocorre das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, sendo destinado às mulheres da comunidade universitária, com o objetivo de oferecer acolhimento, orientação jurídica e social, além de informações sobre cinco dos vários tipos de violência previstos na “Lei Maria da Penha”: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.
“É um privilégio participar dessa iniciativa, representando o TJAM e levando o Projeto ‘Maria Acolhe’ para dentro da Universidade Federal, onde, por dois dias, realizaremos atendimentos e encaminhamentos dentro da Operação Shamar, que compõe a agenda nacional do ‘Agosto Lilás’”, destacou Cyntia Ribeiro.
Na quinta-feira (28), será realizada uma palestra do projeto “Maria vai à Escola” na Escola Estadual Milburges Araújo, localizada no bairro da Raiz, zona Sul de Manaus.
O projeto, desenvolvido pela Cevid/TJAM, busca informar e conscientizar adolescentes sobre os diferentes tipos de violência e os impactos nos relacionamentos.
“Se conseguirmos formar adolescentes conscientes sobre os efeitos da violência, teremos cidadãos mais preparados para romper padrões abusivos e construir uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou a desembargadora Maria das Graças Figueiredo, coordenadora da Cevid.
Maria vai à Comunidade
Encerrando as ações do “Agosto Lilás”, na sexta-feira (29), o projeto “Maria vai à Comunidade” promoverá uma roda de conversa na USF Rosa Almeida, localizada no bairro Morro da Liberdade, zona Sul. O encontro reunirá mulheres da comunidade, promovendo escuta ativa, esclarecimentos sobre direitos, informações sobre a rede de proteção e encaminhamentos necessários.
Sandra Bezerra
Foto:
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660