A atividade já atingiu a marca de 250 pessoas capacitadas pelo projeto promovido em parceria entre o TJAM e a Seduc/AM.
O curso “Facilitadores da Justiça Restaurativa”, realizado pela Escola Judicial (Ejud) em parceria com a Central de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), já alcançou seis municípios do Estado do Amazonas em 2025. A marca foi alcançada nesta sexta-feira (22/08), com a conclusão do módulo prático no município de Parintins (distante 369 quilômetros da capital).
Parintins é o sexto município a receber o curso neste ano e aconteceu entre os dias 18 e 22 de agosto. Nayluce Pereira e Sabrina Porto, formadoras da Justiça Restaurativa e servidoras do TJAM, foram mais uma vez as responsáveis pela atividade.
A ação faz parte do programa “Interiorizando a Justiça Restaurativa”, uma iniciativa do Tribunal em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM), e visa promover a cultura de paz nas escolas da rede pública de ensino.
Durante a formação, foram abordados os princípios da Justiça Restaurativa e construção de círculos de paz. Nesta ocasião, foram capacitados 30 participantes, entre gestores, servidores e professores da rede pública de ensino.
O curso já ultrapassou 250 pessoas capacitadas no interior do estado, segundo o coordenador da Central de Justiça Restaurativa do TJAM, juiz Luís Cláudio Cabral Chaves. “Esta iniciativa é essencial para a difusão desse programa, e é um esforço sem precedentes no Brasil. Então, diante dessa ação, o Tribunal de Justiça se coloca, junto com a Escola Judicial e com a Central de Justiça Restaurativa na dianteira deste processo de difusão da justiça restaurativa no Brasil”, destacou o magistrado.
Os participantes, de acordo com a instrutora Nayluce Pereira, foram “uma turma focada, animada, criativa, cheia de pensamentos positivos para o futuro em relação à aplicação da Justiça Restaurativa. Encerramos o curso com a certeza de que eles colocarão em prática o que aprenderam de forma muito célere e exitosa”, concluiu a instrutora.
As ações do programa “Interiorizando a Justiça Restaurativa” alcançaram, até a data da publicação desta matéria, nove municípios do Amazonas. Em 2024, foram capacitados servidores da rede pública de ensino de Iranduba, Manacapuru e Tabatinga. Já em 2025, ocorreram atividades do projeto em Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Parintins. As próximas cidades na rota das capacitações são Coari e Manicoré, com datas ainda a serem definidas.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é uma fotografia dos participantes junto das formadoras. Todos se vestem de acordo com os bois de Parintins: metade está de azul e metade está de vermelho. Eles sorriem ao olhar para a câmera.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Sabrina Porto | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660