Atividade foi realizada em escolas das zonas Oeste e Leste de Manaus.
Alunos da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, no bairro São Jorge, e da Escola Estadual Gabrielle Cogels, no bairro Puraquequara, participaram nesta quarta-feira (20/08) de uma ação de conscientização promovida pelo "Projeto Maria Vai à Escola”, iniciativa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Organizada pela Equipe de Atendimento Multidisciplinar dos "Juizados Maria da Penha”, a atividade integrou a programação da "30.ª Semana Justiça pela Paz em Casa", período de esforço concentrado que acontece em todos os Tribunais de Justiça do País de 18 a 22/08 com o objetivo de reforçar a efetividade da legislação de combate à violência de gênero e sensibilizar a sociedade para a importância do enfrentamento a essa prática.
O "Projeto Maria vai à Escola" tem como objetivo levar esse trabalho de sensibilização ao público jovem, formado por estudantes, que têm a oportunidade de receber informações que ajudam a identificar relacionamentos abusivos, incentivando a construção de relações saudáveis e respeitosas. Durante a ação, os estudantes participaram da exposição “Não vista esta camisa – diga não à violência” organizada com camisas brancas em que são estampadas frases como “A culpa é sua!”, “Vai sair vestida assim?” e “Isso tudo é coisa da sua cabeça”, todas elas ouvidas e relatadas por mulheres atendidas nos Juizados Maria da Penha. As peças foram elaboradas para provocar reflexões sobre situações de abuso e preconceito ainda presentes na sociedade.
A assistente social Celi Cristina Nunes, responsável pela ação na Escola Gabrielle Cogels, explicou que cerca de 40 alunos participaram da palestra e aproximadamente 300 conferiram a exposição. “É essencial que os jovens compreendam a importância do respeito e da igualdade nos relacionamentos desde cedo. Esperamos que essa experiência promova debates significativos dentro e fora da escola”, destacou Celi.
A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), reforçando a parceria interinstitucional e ampliando o alcance do projeto. A professora Inei de Jesus, que acompanhou a ação na Escola Gabrielle Cogels, enfatizou: “Essa parceria com o TJAM é muito satisfatória e traz informações valiosas sobre violência doméstica e relacionamentos abusivos. É fundamental que os alunos compreendam e combatam essas situações em suas comunidades.”
A assistente social Rafaela Ramos, que participou da ação na Escola Presidente Castelo Branco, ressaltou: “Levar uma reflexão para os jovens sobre as raízes da violência é extremamente importante. Este projeto tem cunho preventivo e contribui para a redução dos índices de violência de gênero.”
Amanda Bulcão
Fotos: Acervo do Juizado
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660