A atividade foi realizada em parceria com a Ufam e aconteceu na manhã desta terça (18/08).O minicurso “Sustentabilidade na Amazônia e os efeitos de grandes empreendimentos como Belo Monte”, realizado pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), debateu os impactos socioambientais, econômicos e culturais causados por grandes projetos empresariais na região amazônica.
A formação aconteceu na manhã de terça-feira (19/08), na Faculdade de Estudos Sociais (FES), situada no setor Norte da Ufam. A palestrante foi a doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Direito Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e atual secretária-executiva adjunta de Administração da Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE/AM), Tereza Cristina Mota.
A sustentabilidade tem crescido em todas as áreas das ciências jurídicas, de acordo com a instrutora, em especial no Direito Ambiental. “É um tema muito atual e relevante, e que demanda muito cuidado, porque precisamos encontrar uma solução para aliar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico, seja no âmbito privado, seja na administração pública”, destacou Tereza Cristina.
Encontro Nacional
O minicurso compôs a programação do "4.º Encontro Nacional de Trabalho Interdisciplinar e Saúde (Entis)", realizado pela Ufam, por meio do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Escola Judicial do TJAM.
O evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto, busca originar debates sobre as mudanças climáticas e suas implicações na saúde e no trabalho e reúne diversos pesquisadores, profissionais, estudantes, além de lideranças indígenas, com destaque para a participação dos líderes indígenas do povo Yanomami, Davi Kopenawa e Armindo Góes Melo.
#PraTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra a instrutora Tereza Cristina Mota junto com os participantes do minicurso. Eles estão em frente à uma lousa em branco, sorrindo para a câmera. Por trás das pessoas, é possível ver um banner da Escola Judicial em exposição.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Ricardo Peres | Ejud