O evento é aberto ao público em geral com inscrições podem ser feitas gratuitamente.
Observatório da Governança Fundiária e Ambiental do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abriu inscrições para a "Jornada Acadêmica sobre Mudanças Climáticas na América Latina – Pré-COP 30", que acontecerá no dia 26 de agosto, das 09h às 18h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia – Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Manaus.
Durante o evento, representantes de lideranças indígenas, especialistas internacionais e de Organizações Não Governamentais, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil, vão discutir os impactos e oportunidades que a COP 30 representa para a Amazônia.
O evento é aberto ao público com inscrição gratuita, que pode ser feita por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/jornada-academica-sobre-mudancas-climaticas-na-america-latina-brasil-argentina-chile-e-uruguai/3069015?share_id=whatsapp
"O evento promoverá o debate acadêmico, acerca de um tema fundamental que é as mudanças climáticas e seus impactos globais. Nossa expectativa de reforçar as ações globais em prol das mudanças climáticas, por meio da reflexão do papel de cada cidadão como protagonista de mudanças coletivas", avaliou a moderadora e uma das organizadoras do seminário Grace Garbaccio, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
De acordo com o magistrado, Áldrin Henrique Rodrigues, Coordenador do Observatório de Governança Ambiental do TJAM, que também integra a organização do evento, a jornada é uma oportunidade estratégica para posicionar o Amazonas no debate sobre o futuro da Amazônia diante da emergência climática. "A COP 30 será histórica por acontecer no Pan-Amazônia, e a Jornada para a anteceder a COP 30 é o momento de refletirmos, aqui de Manaus, sobre como podemos contribuir de forma concreta para os compromissos climáticos globais", afirmou. “Discutir a centralidade da Amazônia na agenda climática global é também reafirmar que ciência, direito e comunidades locais precisam caminhar juntos para que a COP 30 seja um marco de transformação real”, pontuou o magistrado.
A jornada contará com estudantes do Chile, Uruguai e Argentina e com palestras e mapas bilíngues, visando estimular o debate acadêmico e político sobre a centralidade da região amazônica nas discussões climáticas globais, destacando os papéis estratégicos da ciência, das comunidades locais e das políticas públicas no enfrentamento à crise ambiental, segundo destacado pelo professor da UEA, Brychtn Ribeiro de Vasconcelos.
Momento literário
Durante o evento, o pesquisador e especialista em gestão de recursos hídricos, Deusdedith Ferreira Araújo, lança a obra "Água e Sustentabilidade Hídrica – Limites e Possibilidades para a Cobrança", que aborda desafios e soluções para a cobrança pelo uso da água e propõe minuta de decreto.
Segundo o autor, a obra busca oferecer alternativas viáveis para a conservação da água, recurso essencial e cada vez mais escasso.
“Este livro discute os principais desafios para a implementação efetiva da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, destacando os fatores institucionais, políticos e sociais envolvidos. A obra ainda propõe uma minuta de decreto como solução prática, visando estimular o uso sustentável da água, contribuindo para a conservação desse recurso essencial para as futuras gerações”*, afirmou Araújo.
Sobre o autor
Deusdedith Ferreira Araújo é doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possui especializações em Direito Público, Ciências Penais e Saneamento Ambiental (MBA), além de ser graduado em Direito pela UFRR.
Programação do seminário
Abertura (9h – 9h15)
Painel I – Justiça Climática (9h15 – 12h)
Moderadora: Grace Garbaccio (IDP)
Palestrantes Confirmados: Matilde Saraiva – Universidad de la República, Uruguai; María Valentina Erice – Universidad de Mendoza, Argentina; Marcela Andino – Instituto por la Igualdad y la Equidad para el Desarrollo Sostenible, Argentina; Natacha Souza – Universidad Viña del Mar, Chile; Deusdedith Ferreira – IDP, Brasil.
Painel II – Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (14h – 16h)
Moderadores: Luziane de Figueiredo Simão Leal (UEA) e Luciano Tavares (IDP)
Palestrantes Confirmados: Brychtn Ribeiro de Vasconcelos – UEA; Kon Tsih Wang – Advogado Tributarista; Ruy Marcelo – Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM).
Painel III – Direito ao Solo e Populações Indígenas na Amazônia (16h – 17h30)
Moderadores: Aldrin Henrique de Castro Rodrigues (TJAM) e Isabelle Karam (Advogada)
Palestrantes Confirmados: Cacique Ismael Munduruku – Parque das Tribos; Israel Munduruku – Parque das Tribos; Inory Kanamari – Povo Kanamari.
Painel IV – Debate Final e Assinatura da Carta do Amazonas Pré-COP30 (17h30 – 18h)
Moderadores: Luziane de Figueiredo Simão Leal (UEA) e Aldrin Henrique de Castro Rodrigues (TJAM)
Palestrantes: Grace Garbaccio – Professora e pesquisadora do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa); Matilde Saraiva – Representa a Universidad de la República (Uruguai); Valentina Erice – Pesquisadora da Universidad de Mendoza (Argentina); Marcela Andino – Atua no Instituto por la Igualdad y la Equidad para el Desarrollo Sostenible (Argentina); Natacha Souza – Representante da Universidad Viña del Mar (Chile); Deusdedith Ferreira – Representante do IDP (Brasil); Luziane de Figueiredo Simão Leal – Professora da UEA; Luciano Tavares – Professor/pesquisador do IDP; Brychtn Ribeiro de Vasconcelos – Pesquisador da UEA; Kon Tsih Wang – Advogado tributarista; Ruy Marcelo – Conselheiro do TCE-AM; Aldrin Henrique de Castro Rodrigues – Juiz do TJAM;
Isabelle Karam – Advogada; Cacique Ismael Munduruku – Liderança indígena do Parque das Tribos; Israel Munduruku – Liderança indígena do Parque das Tribos; Inory Kanamari – Representante do Povo Kanamari.
#PraTodosVerem: A imagem é um cartaz de divulgação do evento citado na matéria. No centro, aparece a ilustração de um planeta cortado ao meio, mostrando dois cenários contrastantes: À esquerda, céu azul, nuvens brancas, vegetação verde e prédios modernos, simbolizando sustentabilidade e desenvolvimento equilibrado. À direita, o céu é marrom e carregado de poluição, o solo está rachado e seco, com chaminés industriais soltando fumaça, representando degradação ambiental e mudanças climáticas negativas. Na parte inferior, em destaque, estão as informações do evento com o título "PRÉ-COP 30 — Jornada Acadêmica sobre Mudanças Climáticas na América Latina (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai). Data e horário: 26 de agosto de 2025, das 9h às 18h. Local: Auditório da Escola de Tecnologia – EST/UEA.
Texto: Sandra Bezerra
Foto: Arte organização do seminário
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771