Além da juíza titular, o evento terá o apoio de quatro magistradas designadas, promotores de Justiça e defensores públicos da área da Infância e Juventude.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Juizado da Infância e Juventude Cível de Manaus, realizará no período de 12 a 15 de agosto, o “Mutirão pela Infância 2025”, que visa agilizar e ampliar o atendimento de processos relacionados à adoção, destituição do poder familiar e guarda de crianças e adolescentes, em tramitação na unidade. A meta é realizar 120 audiências, com início às 9h.
A solenidade de abertura será na terça-feira (12/8), às 8h, no hall do Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, localizado na rua Valério Botelho de Andrade, bairro de São Francisco, Zona Sul da cidade.
A titular do Juizado da Infância e Juventude Cível, juíza Rebeca de Mendonça Lima, lembra que o mês de agosto é dedicado à primeira infância. “O Mutirão pela Infância é uma ação em prol deste público, além de uma atividade de conscientização da sociedade e também do sistema de justiça sobre o respeito aos direitos da primeira infância”, disse a magistrada, lembrando que, em 2023, o Juizado da Infância e Juventude Cível também realizou o evento, que teve como resultado 87 processos sentenciados de um total de 105 audiências realizadas, representando 82,8% das ações concluídas pelo Juizado.
Suporte
Com objetivo de dar suporte à realização do mutirão, além da juíza titular Rebeca Mendonça, estão designadas para atuar nas audiências as magistradas: Luciana Nasser (17º Juizado Especial Cível); Vanessa Leite Mota (9º Juizado Especial Cível); Joseilda Pereira Bilio (2ª Vara de Manacapuru) e Andressa Piazzi da Silva (1ª Vara de Maués). A estrutura das audiências contará com a participação de integrantes do Ministério Público do Amazonas e da Defensoria do Estado que atuam na área de Infância e da Juventude.
Fique por dentro
Agosto é o Mês da Primeira Infância, período dedicado à valorização dos cuidados e da educação nos primeiros anos de vida. A data ganhou ainda mais força com a Lei nº 14.617/2023, que reforça as políticas públicas voltadas para essa fase essencial do desenvolvimento humano. A mobilização em defesa da Primeira Infância já rendeu conquistas importantes, como o acesso ampliado à educação infantil, melhorias na saúde e ações de proteção social.
#PraTodosVerem: A foto mostra uma reunião acontecendo dentro de um gabinete funcional, possivelmente de uma magistrada. No ambiente, estão presentes cinco pessoas, quatro homens e uma mulher — esta última posicionada atrás da mesa, em uma cadeira executiva, indicando que é a anfitriã ou autoridade principal no local. A sala é decorada com tons neutros e tem um estilo moderno e organizado. Atrás da mulher há uma estante com livros, objetos decorativos e fotos, além de uma pintura central com elementos naturais (provavelmente uma paisagem de floresta de igapó ou várzea). A mesa é ampla, com livros, papéis, uma agenda aberta, dois computadores e copos de vidro com água. À esquerda, há uma planta decorativa e uma televisão de tela plana na parede. À direita, há mais móveis de apoio e outro quadro na parede.
Texto: Sandra Bezerra
Foto: Marcus Phillipe (23/05/2023)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660