O juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque assumiu o cargo de presidente da entidade, para o biênio 2025–2027, sucedendo o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho.
Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (1.º/8), foi empossada a nova Diretoria e membros dos Conselhos da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) para o biênio 2025–2027. O juiz de Direito Luís Márcio Nascimento Albuquerque assumiu novamente o cargo de presidente da entidade, sucedendo o magistrado Gildo Alves de Carvalho Filho. A desembargadora aposentada Joana dos Santos Meirelles e o desembargador Délcio Luis Santos atuarão como vice-presidentes.
A posse, muito prestigiada por autoridades locais e vários presidentes de Associações de Magistrados de todo o Brasil, aconteceu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Zona Sul de Manaus. O presidente em exercício do Judiciário amazonense, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, fez um resgate histórico da Amazon, homenageando seus fundadores e exaltando a presença, no evento, do desembargador aposentado Neuzimar Pinheiro, um dos fundadores da entidade. Apresentou ainda trechos do livro do desembargador aposentado do TJAM Alcemir Figliuolo (já falecido) – “Uma breve história de amor e de luta” -, ressaltando a importância da defesa e das conquistas da classe da magistratura.
Presentes também a desembargadora Mirza Telma Cunha e os desembargadores Cláudio Roessing e Ernesto Anselmo Chíxaro.
Imagem da Magistratura
Presidente da Amazon nos biênios 2019/2021 e 2021/2023, o juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque foi conduzido ao dispositivo para assinatura do Termo de Posse pelos desembargadores Yêdo Simões de Oliveira e Flávio Pascarelli. Após a assinatura, o novo presidente deu posse aos diretores e aos membros do Conselho. Em discurso, Luís Márcio cumprimentou três ex-presidentes da entidade presentes: o desembargador Neuzimar Pinheiro, o juiz Luís Alberto Albuquerque e o desembargador Flávio Pascarelli, além de agradecer e parabenizar à gestão anterior pelo trabalho realizado nos últimos anos.
De acordo com Luís Márcio, em quase 30 anos de magistratura, este é um dos maiores desafios na sua carreira. “Esta recondução representa mais do que a continuidade de dois mandatos, simboliza a confiança coletiva em um projeto de afirmação institucional e fortalecimento da magistratura amazonense e, sobretudo, de defesa intransigente da Justiça como bem público essencial à cidadania e à democracia”.
O novo presidente retratou os cenários contemporâneos e narrativas construídas de forma distorcida sobre a imagem da magistratura, diante da realidade vivenciada pelos magistrados no dia a dia do exercício da atividade, principalmente na Amazônia. Ao final, reafirmou o compromisso com uma gestão democrática, transparente e comprometida com o interesse público da magistratura e com a agenda institucional.
Despedida
Ao se despedir da Presidência da Associação dos Magistrados do Amazonas, o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho destacou a importância da cooperação institucional e o apoio recebido ao longo do mandato. Também ressaltou o relacionamento respeitoso com a cúpula do Judiciário amazonense.
“A alta direção do TJAM manteve diálogo respeitoso com a Associação e demonstrou sensibilidade institucional em diversos momentos. O equilíbrio entre independência e cooperação é o que fortalece nossas instituições”, disse. Emocionado, o magistrado agradeceu à família, lembrada como a base de suas realizações e afirmou que deixa a Presidência da entidade com sentimento de dever cumprido.
“Saio da Presidência com a alma tranquila e a certeza de que entregamos uma Associação mais fortalecida, mais conectada com as demandas atuais e mais preparada para os desafios que virão”, continuou.
À nova Diretoria, deixou uma mensagem de incentivo, reafirmando seu compromisso pessoal com a magistratura. “Desejo um caminho de sabedoria, coragem e diálogo. Que sigam conduzindo a entidade com a mesma dedicação e espírito associativo que nos trouxe até aqui. O mandato se encerra, mas a responsabilidade com a magistratura permanece em mim — como um valor de vida. Sigamos juntos. Sigamos fortes. Porque juntos somos mais do que juízes: somos guardiões da Justiça”, completou Gildo Filho.
Autoridades
Entre as autoridades presentes na posse estavam: o chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, representando o Governo do Amazonas; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior; a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque; a secretária-geral da OAB-Amazonas, Omara Gusmão; defensor público-geral do Amazonas, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa; presidente do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor, Onilda Abreu da Silva, representando a Prefeitura de Manaus; o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Geone Maia Corrêa; representando o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), a diretora da Escola Judicial, desembargadora do Trabalho Ruth Barbosa Sampaio; o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) foi representado pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Amazonas, juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro; o tenente-coronel Marcelo Mafra Castelo Branco, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA); a procuradora Raquel Betty de Castro Pimenta, representando o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima; e o capitão de corveta Philipe Chaves da Rocha, representando o 9.º Distrito Naval.
Também presentes a coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros, Vanessa Ribeiro Mateus; o diretor da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM), Jeibson dos Santos Justiniano; presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, juíza Eunice Hadad, que também é vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB; além dos presidentes das Associações dos Magistrados dos seguintes estados: Pará, juiz Líbio Araújo Moura; São Paulo, juiz Thiago Elias Massad; Goiás, juíza Patrícia Machado Carrijo; Paraná, juiz Marcel Ferreira dos Santos; Distrito Federal, juiz Carlos Alberto Martins Filho; Amapá, juiz Marcus Vinícius Gouvêa Quintas; Rondônia, juíza Fabíola Cristina Inocêncio; Roraima, juiz Marcelo Lima de Oliveira.
Nova Diretoria e Conselhos da Amazon – Biênio 2025–2027
Presidente: Juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque;
Vice-presidentes: Desembargador Délcio Luís Santos; desembargadora Joana dos Santos Meirelles; juiz Luís Cláudio Cabral Chaves (suplente); juíza Naia Moreira Yamamura (suplente);
Secretários: Juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira; juíza Lúcia Maria Corrêa Viana;
Tesoureiros: Juízes Antônio Itamar de Sousa Gonzaga; Julião Lemos Sobral Júnior e Manoel Átila Araripe Autran Nunes;
Conselho Consultivo: Juízes André Luiz Nogueira Borges de Campos; Eliezer Fernandes Júnior; Fábio Lopes Alfaia; Rosberg de Souza Crozara; juízas Irlena Leal Benchimol; Rebecca Ailen Nogueira Vieira Aufiero; juiz Carlos Henrique Jardim da Silva;
Suplentes do Conselho Consultivo: Juízes Jean Carlos Pimentel dos Santos e Odílio Pereira Costa Neto
Conselho Fiscal: Juízes Rogério José da Costa Vieira; Gonçalo Brandão de Sousa; juíza Danielle Monteiro Fernandes Augusto;
Suplente do Conselho Fiscal: Juiz George Hamilton Lins Barroso;
Departamentos: Patrimônio: Juiz Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior; Social: Juíza Maria Eunice Torres do Nascimento; Esportes: Juiz Glen Hudson Paulain Machado; Inativos e Pensionistas: Juiz Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque; Jurídico e Prerrogativas: Juiz Fábio Lopes Alfaia; Cultural: Juíza Lúcia Maria Corrêa Viana.
Acesse aqui para ver mais fotos: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720328071785
#PraTodosVerem: A fotografia retrata um grupo de aproximadamente 22 pessoas, entre homens e mulheres, posando para uma foto oficial em um ambiente formal, que aparenta ser o auditório de um tribunal ou instituição pública. Ao fundo, é possível ver o brasão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) fixado na parede de madeira, reforçando o caráter institucional do evento.
Texto: Sandra Bezerra | TJAM
Fotos: Marcus Phillipe | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771