Programa tem por objetivo geral viabilizar a empregabilidade dos jovens acolhidos institucionalmente ou sem situação de vulnerabilidade.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), realizou, na sexta-feira (11/07), a cerimônia de entrega de certificados a 20 formandos em curso de qualificação realizado no âmbito do "Programa Novos Caminhos", uma iniciativa instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução 543/2024, e que, no Amazonas, é coordenada pelo TJAM.
Neste primeiro semestre de 2025, foi oferecida uma qualificação de 60 horas/aula para 20 adolescentes, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS) e a Eletrobras (indicada pelo Conselho Nacional de Justiça). Os alunos tiveram aulas de Educação Financeira, Técnicas de Redação e Atendimento ao Cliente.
A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do Fórum Cível Des.ª Euza Vasconcellos, com a presença do desembargador João de Jesus Abdala Simões, da Coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, desembargadora Joana Meirelles; da juíza de direito titular do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Manaus, Rebeca de Mendonça Lima; do juiz de direito titular do Juizado da Infância e da Juventude Infracional, Eliezer Fernandes Júnior; da servidora do TJAM (atualmente atuando no CNJ) Valda Calderaro, que representou a Coordenadoria de Gestão de Projetos da Corregedoria Nacional de Justiça/CNJ; do defensor público Eduardo Cesar Rabelo Ituassu, e da diretora do o Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS), Glauce Galucio Pereira.
O desembargador João Simões destacou que os jovens estão tendo uma oportunidade que poucos, na mesma condição, tiveram. Segundo ele, é um pouco que a sociedade devolve para apoiar esse programa e o que o Tribunal de Justiça quer é que os alunos consigam absorver todo o ensinamento que foi proferido durante o curso.
“Que os alunos continuem a jornada vitoriosa a começar dessa formatura de hoje. Este é apenas o primeiro passo e muitas vitórias, com certeza terão na vida. E aqui há muitos parceiros e estaremos sempre de portas abertas para qualquer dificuldade. Portanto, queremos continuar apoiando pelo menos por mais dois anos após esses formandos para que eles possam dar a largada em suas carreiras”, disse o desembargador.
A desembargadora Joana Meirelles, Coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, agradeceu a direção do Tribunal e os parceiros que colaboraram para a realização do curso. Segundo ela, o Programa nasceu do desejo de transformar realidades, pois sabe que a vida em unidades de acolhimento apresenta desafios únicos, e, disso vem a dedicação para criar um caminho diferente para os jovens e adolescentes.
“Para nós, cada um de vocês que entra no programa a partir dos 14 anos é uma prioridade. Mantemos um acompanhamento próximo e contínuo, envolvendo as equipes dos abrigos e nossos valiosos parceiros regionais e nacionais, porque acreditamos na construção de um futuro sólido e duradouro para cada jovem”, destacou Joana Meirelles, que fez questão de agradecer ao IPEDS e à Eletrobras pela parceria, à Presidência do TJAM, pelo apoio, e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas - Sinetram, que disponibilizou o vale-transporte, garantindo a locomoção dos participantes durante o curso.
A diretora do Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS), Glauce Galucio Pereira, disse que os cursos realizados foram mais do que uma qualificação profissional e sim um convite para a transformação. Segundo ela, foi um passo firme rumo à independência, ao crescimento pessoal e ao tão sonhado primeiro emprego.
“É uma honra para nós, podermos contribuir com a Formação Profissional através do Programa Novos Caminhos na vida de cada um desses jovens. Para esses alunos, hoje é um dia para guardar no coração. Uma conquista que carrega muito mais do que um certificado: carrega história, esforço, superação e esperança. Sabemos que muitos enfrentaram diversas situações desde a infância, e muitas limitações, mas mesmo assim, não desistiram. Persistiram, confiaram no processo e, principalmente, acreditaram em si mesmos. Isso já mostra o quanto são capazes”, disse Glauce Galucio.
A aluna Maria do Carmo da Silva Freire destacou que o recebimento do certificado encerra uma etapa muito importante da vida. Segundo ela, uma turma formada por jovens sonhadores, determinados e cheios de vontade de crescer.
“Hoje, encerramos um ciclo, mas principalmente iniciamos um novo caminho. Como diz o nome do programa que nos acolheu e nos preparou. Para muitos de nós, os cursos que tivemos foi o primeiro contato com o mundo profissional. E agora, estamos mais preparados, mais confiantes e mais esperançosos de conquistar nosso primeiro emprego, de ingressar como Jovem Aprendiz, e de começar a construir nosso futuro com as próprias mãos”, disse Maria do Carmo em seu discurso representando a turma.
O Programa Novos Caminhos Amazonas foi instituído pela Resolução n.° 67, de 5 de dezembro de 2023, como política institucional do Poder Judiciário Amazonense e tem por objetivo geral viabilizar a empregabilidade dos jovens acolhidos institucionalmente, no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio de capacitação e da articulação com outros órgãos públicos, empresas, e instituições da sociedade civil, como o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas ( Sinetram), que disponibilizou o vale-transporte, garantindo a locomoção dos alunos durante o curso.
O programa Novos Caminhos atende adolescentes e egressos dos serviços de acolhimento institucional (abrigos), com o intuito de viabilizar o primeiro contato com oportunidades de empregabilidade, por meio de capacitação e de articulação com empresas, empresários, instituições públicas, privadas e outros parceiros, buscando a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.
Participaram do curso concluído na sexta-feira jovens das unidades de acolhimento Lar Batista Janell Doyle e Casa Mamãe Margarida e também 9 adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma cerimônia formal de formatura ou entrega de certificados em um auditório. No palco, está um grupo de cerca de vinte pessoas enfileiradas, a maioria vestindo becas pretas com faixas azul-royal e chapéus de formatura (capelos), segurando certificados nas mãos. Ao centro, estão algumas autoridades ou organizadores, vestidos formalmente — duas mulheres com vestidos sociais e dois homens de terno. Na frente do palco, há várias pessoas sentadas assistindo ao evento.
Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660