Com carga horária de 6 horas/aula, o seminário tem como público-alvo magistrados, servidores, acadêmicos e operadores do Direito.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) está com inscrições abertas para seminário “Magistratura e pesquisa científica: uma abordagem interdisciplinar”, que será realizado no dia 22 deste mês de maio, no Auditório do TJAM, no Aleixo, zona Centro-Sul, às 15h. O evento tem o objetivo de fornecer ferramentas para a investigação e análise de fenômenos complexos, por meio da metodologia científica, na qual é possível coletar dados, formular hipóteses, testar teorias e chegar a conclusões embasadas em evidências.
Segundo o secretário-geral da Esmam, João Paulo Jacob, a combinação da magistratura com a pesquisa científica pode trazer diversos benefícios, como a tomada de decisões mais embasadas, a inovação na solução de problemas, o aprofundamento do conhecimento jurídico e consequentemente a melhoria da qualidade da justiça.
“A abordagem interdisciplinar e a pesquisa científica são ferramentas valiosas para a magistratura, que podem contribuir para a tomada de decisões mais embasadas, a inovação na solução de problemas e o aprofundamento do conhecimento jurídico. A integração desses conhecimentos pode levar a um sistema judiciário mais justo, eficiente e transparente”.
Com carga horária de 6 horas/aula, o seminário tem como público-alvo magistrados, servidores, acadêmicos e operadores do Direito.
As inscrições podem ser feitas no site da Esmam, pelo link https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/ .
Mais informações podem ser obtidas através do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Programação
15h15 às 15h45 - PALESTRA DE ABERTURA – Maria Vital Rocha - Doutora em Direito Civil (USP). Professora de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora-adjunta de Programas Acadêmicos na área de Direito da Capes.
15h45 às 16h45 – MESA DE DEBATES 1 - "Desafios e perspectivas dos Mestrados acadêmicos em Direito".
Moderadora: Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho (15 min).
Mestra em Constitucionalismo e Direitos da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amazonas - Ufam. Magistrada do TJAM.
Debatedor 1: Rafael da Silva Menezes (15min).
Doutor em Direito (UFMG). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Debatedor 2: Saulo Monteiro Martinho de Matos (15min) - Online.
Doutor em Filosofia Social (Alemanha). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA).
17h45 às 18h – MESA DE DEBATES 2 - "Docentes e discentes do Mestrado Profissional em Direito: perfis e tendências".
Moderador: Gustavo Silveira Siqueira (15min).
Doutor em Direito (UFMG). Coordenador da área do Direito na FAPERJ
Debatedor 1: Maria Stela Campos da Silva (15min).
Doutora em Direito (UFPA). Coordenadora do PPGDDA da UFPA.
Debatedor 2: Linara Oeiras Assunção (15min).
Doutora em Direito (UFMG), Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amapá (PPGD/UNIFAP).
Debatedor 3: Saulo de Oliveira Pinto Coelho (15min).
Doutor em Direito (UFMG). Coordenador do PPGDP UFG.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz uma arte comas informações referentes ao seminário “Magistratura e pesquisa científica: uma abordagem interdisciplinar”, que será realizado no dia 22 deste mês de maio, no Auditório do TJAM, no Aleixo, zona Centro-Sul, às 15h.
Texto: Ramiro Neto
Arte: Claudio Gaia
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 / 2129-6771