A formação faz parte das ações do TJAM para o combate à violência de gênero e integra a programação da "Semana Nacional da Saúde no Poder Judiciário", promovida pelo CNJ.
As atividades do “Encontro de Formação para o Combate e Enfrentamento às Violências de Gênero”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Escola Judicial (Ejud/TJAM), iniciaram nesta quarta-feira (09/04). A solenidade de abertura do evento, que acontece até sexta-feira (11), contou com a presença de magistrados e servidores do Tribunal e de representantes de instituições parceiras que atuam no atendimento à mulheres em situação de violência.
Compuseram a mesa de honra da abertura do Encontro, a juíza Ana Lorena Teixeira Gazzineo, titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que representou a Ouvidoria da Mulher e a Coordenadoria das Varas Maria da Penha do TJAM; a juíza Etelvina Lobo Braga, coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do TJAM; a procuradora de Justiça Silvia Abdala Tuma, ouvidora-geral do Ministério Público de Justiça do Estado do Amazonas (MPAM); a desembargadora eleitoral Giselle Falcone Medina, ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE/AM).
Também estiveram à mesa, a defensora pública Caroline da Silva Braz, titular da 1.ª Defensoria Pública de 1.ª Instância de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Gênero e titular do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem/DPE-AM); a advogada Omara Oliveira de Gusmão, secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM); a professora Anna Paula Uziel, diretora do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e a servidora Celi Cristina Nunes Cavalcante, assistente social do TJAM e membro da Comissão Organizadora do Projeto Gênero Em Foco.
A juíza Ana Lorena Gazzineo destacou que o evento é um momento ímpar para compartilhar experiências e saberes, levantar críticas e questionamentos sobre como lidar com a violência de gênero e poder encontrar a melhor forma de levar assistência a meninas, mulheres e suas famílias vitimizadas pela violência de gênero.
Palestra de abertura
A manhã do primeiro dia do evento foi marcada pela palestra “Proteção Integral e Direitos de Crianças e Adolescentes: Avanços e Desafios na Prevenção da Violência Doméstica e Intrafamiliar em contexto de disputas em torno da Resolução n.° 258 do Conanda”. Ministrada pela diretora do Instituto de Psicologia da Uerj e doutora em Ciências Sociais, Anna Paula Uziel, e pela doutora em Psicologia Social também da Uerj, Jimena de Garay Hernández, a palestra tratou sobre as estatísticas e formas de combate à violência de gênero, a necessidade de educação sexual para crianças e adolescentes e as especificidades do papel da psicologia no enfrentamento à violência de gênero.
Para Anna Paula Uziel, o evento representa uma união necessária entre a universidade e o Tribunal, tendo em vista as contribuições da psicologia jurídica, destacando que “o encontro da psicologia e da justiça é uma aliança importante para fomentar o diálogo sobre a violência de gênero, que aproxima as instituições da população”.
Jimena de Garay Hernández afirmou ser fundamental que instituições como as universidades e o Tribunal de Justiça tratem a violência de gênero como a problemática séria que ela é. "E este evento representa isso. A violência é uma luta histórica, que atinge a todos, e para vencê-la é necessário a promoção de diálogos e uma compreensão a fundo do problema em si”, destacou a psicóloga.
Realizado pela Escola Judicial (Ejud), o “Encontro de Formação para o Combate e Enfrentamento às Violências de Gênero” integra as ações contínuas de enfrentamento à violência de gênero promovidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), além de estar alinhado com a "Semana Nacional de Saúde", compondo a programação de ações formativas e interinstitucionais voltadas à promoção da saúde e à proteção de vulneráveis. A Semana, é uma iniciativa articulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alusiva ao "Dia Mundial da Saúde", celebrado anualmente no dia 7 de abril e tem como foco grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres vítimas de violência de gênero.
A programação do evento continua ao longo da quinta e da sexta-feira (10 e 11/04) com palestras e discussões sobre questões ligadas à temática. Você pode acompanhar o Encontro por meio do canal da Escola no YouTube.
Confira o álbum de fotos do evento:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720324999898/with/54441924744
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz a foto da mesa de autoridades do “Encontro de Formação para o Combate e Enfrentamento às Violências de Gênero”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Escola Judicial (Ejud/TJAM). Ao centro, aparece a juíza Ana Lorena Teixeira Gazzineo, titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que representou a Ouvidoria da Mulher e a Coordenadoria das Varas Maria da Penha do TJAM; e à esquerda a juíza Etelvina Lobo Braga, coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do TJAM.
Texto: Gabriel Horta e Igor Braga | Ejud
Foto: Marcus Phillipe | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660