Atendimentos serão realizados nas aldeias e dentre os serviços estão previstos: expedição gratuita de certidões de nascimento (1.ª ou 2.ª via) e de outros documentos civis básicos.
Uma parceria estabelecida entre as Corregedorias-Gerais de Justiça do Amazonas e de Roraima levará serviços de justiça itinerante e de emissão de registros civis aos povos indígenas Waimiri-Atroari e Yanomami.
A cooperação conjunta entre os dois órgãos judiciais foi formalizada com a publicação da Portaria Conjunta nº 02, publicada no último dia 21 de março no Diário da Justiça Eletrônico (DJe).
O documento foi assinado pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e pelo corregedor-geral de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares, cujas tratativas iniciaram em janeiro deste ano com uma reunião entre ambos os dirigentes.
A ação em prol dos povos indígenas Waimiri-Atroari e Yanomami deve ser promovida no segundo semestre deste ano e o mutirão de atendimentos será realizado nas próprias aldeias, sendo destinado aos povos indígenas, ribeirinhos e populações vulneráveis na divisa geográfica e cultural entre os estados do Amazonas e de Roraima.
O serviço, conforme especificado na Portaria Conjunta, abrangerá: a expedição com gratuidade de certidões de nascimento (1.ª ou 2.ª via); a expedição de outros documentos civis básicos e também a realização de audiências, mutirões de conciliação e atendimento de demandas processuais cíveis.
A parceria conjunta contemplará ainda, a promoção de campanhas de conscientização e ações de fomento ao registro tardio de nascimento.
A parceria entre as duas Corregedorias-Gerais de Justiça observará, como alguns dos princípios: “a universalidade da jurisdição com vistas a garantir o amplo acesso à Justiça”; “a cooperação judiciária como princípio estruturador da atuação do Poder Judiciário”; “a simplicidade, celeridade, informalidade e oralidade nos processos e procedimentos, priorizando a coleta imediata de provas, audiência una e autocomposição” e “a proximidade dos serviços judiciais e de cidadania às populações em situação de vulnerabilidade”.
Conforme a Portaria que formalizou a parceria, as atividades previstas serão desenvolvidas em cooperação pelas Corregedorias-Gerais de Justiça do Amazonas e de Roraima e as Justiças Itinerantes de cada Tribunal de Justiça, nos termos da legislação vigente e das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, o registro fotográfico realizado na aldeia Waimiri-Atroari localizada na divisa geográfica do Amazonas com Roraima. Na imagem, em destaque, constam 10 indígenas da etnia Waimiri-Atroari, em sua maioria: mulheres. As dez pessoas estão de pé, lado a lado e vestem camisas de cores variadas. Na imagem, ao fundo, consta uma maloca cujo teto, de palha, pode ser visualizado no registro fotográfico.
Afonso Júnior (CGJ-AM)
Foto: Raphael Alves - Arq. 26/02/2018
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771