Conteúdo de orientação foi gravado no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e tem como público-alvo servidores, professores e demais profissionais da educação.
O juiz Eliezer Fernandes Júnior, titular do Juizado da Infância e da Juventude Infracional, participou na última quarta-feira (19), a convite da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), da gravação de um vídeo abordando o tema “Bullying e Cyberbullying - Encaminhamentos e Consequências”.
O conteúdo, gravado no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), integra projeto do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) da Seduc, que vem produzindo uma série de vídeos instrutivos abordando temas necessários para a prevenção e o combate a situações que possam desestabilizar a segurança escolar e violar os direitos dos alunos.
Além do magistrado do TJAM, participaram da produção do vídeo - o terceiro do projeto - sobre as práticas de “bullying” e “cyberbullying", a psicóloga Amanda Lorena Duarte Leira e o delegado titular da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), Henrique Brasil Couto Batista.
Os vídeos ficarão disponíveis por meio de links disponibilizados para as Coordenadorias Distritais de Educação e, também, no canal do Cemeam na plataforma YouTube, tendo como público-alvo servidores, professores e demais profissionais da educação, a fim de que estejam cada vez mais incluídos na promoção da cultura de paz no ambiente escolar.
O bullying por ser entendido como ato de intimidação, agressão ou assédio repetitivo contra uma pessoa, geralmente em ambientes como escolas, locais de trabalho ou comunidades. Pode envolver agressões físicas, verbais, psicológicas ou sociais, como apelidos pejorativos, exclusão social, ameaças ou violência.
Já o cyberbullying é a forma de bullying que ocorre no ambiente digital, como redes sociais, aplicativos de mensagens, fóruns e jogos online. Inclui práticas como insultos, disseminação de boatos, humilhação pública, ameaças ou compartilhamento não autorizado de informações pessoais para constranger ou prejudicar alguém.
Conforme o projeto do Nise, ao todo, serão quatro vídeos com dinâmica de palestras com a presença de especialistas nos temas abordados. O primeiro, abordou os danos causados pelo uso de substâncias psicoativas; o segundo, tratou da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a equipe do Cemeam, o próximo vídeo a ser produzido será sobre o tema Assédio Moral e Sexual e deverá contar com a participação da titular da 1.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, juíza Dinah Câmara Fernandes de Souza, e do psicólogo Ronaldo Gomes Souza.
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz a foto do juiz Eliezer Fernandes Júnior (terceiro da esquerda para a direita) segurando um certificado de participação na gravação de um vídeo sobre o tema “Bullying e Cyberbullying - Encaminhamentos e Consequências”. O magistrado - que veste blazer e calça social na cor cinza, camisa branca e gravata amarela - está ladeado por demais participantes da gravação e da Seduc.
Texto: Sandra Bezerra
Com informações da Ascom da Seduc
Fotos: Divulgação Seduc
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771