Palestras realizadas nesta semana foram direcionadas a estudantes da rede pública de ensino de Codajás e a seus respectivos familiares.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ/Tjam) e a Comarca de Codajás promoveram nesta semana um ciclo de palestras instrutivas direcionadas a 1,3 mil estudantes matriculados em escolas da rede pública de ensino da localidade. As palestras abordaram temas como ‘O desafio de educar’ e ‘O papel dos pais no processo de formação dos filhos’ e foram acompanhadas, também, por professores, servidores da Educação e pelos responsáveis legais dos alunos.
As palestras foram conduzidas pela bacharel em Direito e servidora da COIJ, Valda Maria Calderaro, e pela juíza titular da Comarca de Codajás, Scarlet Barbosa Viana.
As palestras, conforme seus organizadores, surgiu a partir de convite realizado pelas administrações escolares em razão da constante ausência dos pais no cotidiano escolar de seus filhos, o que, segundo professores e pedagogos, traz prejuízos à formação dos adolescentes.
A COIJ estima que 600 pessoas – em sua maioria estudantes com faixa etária entre 11 e 15 anos – acompanharam a palestra na manhã do dia 15 de agosto e 700 pessoas – em sua maioria estudantes com faixa etária entre 13 e 17 anos – acompanharam a palestra na tarde do mesmo dia.
Além de tratar sobre temas como ‘O desafio de educar’ e ‘O papel dos pais no processo de formação dos filhos’, aos adolescentes, as palestrantes trataram, também, sobre os prejuízos ocasionados pelo uso de entorpecentes ilícitos e outros temas.
No ensejo, no mesmo dia 15 de agosto, em Codajás, foi realizada uma reunião com a Rede de Proteção, estando presentes conselheiros tutelares, assistentes sociais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e gestores das escolas.
Na reunião os participantes firmaram o compromisso de estabelecer uma melhor comunicação entre os entes para reforçar a rede de proteção e foram sugeridas parcerias com órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Saúde para realização de campanhas preventivas nas escolas, dada a alta incidência de gravidez na adolescência e acerca de outros temas.
Afonso Júnior
Fotos: Acervo COIJ
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209