Uma ação de saúde interna realizada no último dia 12, tendo como público-alvo magistrados, servidores, estagiários e serventuários do Tribunal, destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e, em alusão ao período, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio do Subcomitê de Atenção Integrada de Saúde e da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (Sesis), programou uma campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, o que aumenta significativamente as chances de cura.
A programação deste ano da “Campanha Novembro Azul” incluiu uma ação de saúde e a divulgação de informativos com orientações sobre a doença – que é causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas –, destacando os fatores de risco e as medidas recomendadas para seu rastreio.
A ação de saúde organizada pelo TJAM como parte da campanha aconteceu na última sexta-feira (12/11), em parceria com o Centro Universitário do Norte (Uninorte), com oferta de aferição de glicemia; testes rápidos de HIV; sífilis e hepatites B e C; determinação de Índice de Massa Corporal (IMC); orientação nutricional e aferição de pressão. Ao total, 112 pessoas participaram da atividade.
Iluminação especial
Além da ação de saúde, para marcar a adesão do Tribunal à “Campanha Novembro Azul”, a fachada inferior do Edifício Arnoldo Péres, Sede do Poder Judiciário Estadual localizada no Aleixo, passará todo este mês iluminada de azul, a cor da campanha.
Câncer de próstata
Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. No País, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e, considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas, são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Fatores de risco também podem influenciar no diagnóstico, como obesidade; histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) e raça (homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer).
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão.
#PraCegoVer - a foto que ilustra a matéria é uma imagem aérea do edifício-sede do TJAM, em que é possível ver o detalhe da fachada frontal inferior do prédio iluminada na cor azul, em alusão à campanha Novembro Azul. A foto, feita ao anoitecer, oferece um lindo panorama da região do entorno da sede do Tribunal, com destaque para a grande área por trás do prédio (zonas Leste e Sul da capital).
Jéssica Rebello
Foto: Chico Batata
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.