No 1º semestre de 2018, 400 servidores participaram do curso, cuja nova etapa foi aberta nesta sexta-feira (3) pelo presidente do TJAM em exercício, desembargador Wellington Araújo.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deu início à segunda etapa da “Capacitação a distância para servidores da Comarca do Interior”. Em parceria com o Governo do Estado, a iniciativa já beneficiou 400 servidores do Poder Judiciário no primeiro semestre deste ano 2018 e a nova etapa da formação foi aberta nesta sexta-feira (3) pelo presidente do TJAM em exercício, desembargador Wellington José de Araújo.
Em parceria com o Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a capacitação será realizada em formato de videoconferência, com uma equipe de magistrados ministrando as aulas em estúdios de vídeo localizados em Manaus e cujas explanações poderão ser acompanhadas pelos servidores, em tempo real e de forma simultânea, em escolas localizadas em todos os municípios do interior do Amazonas. A exemplo do que
ocorreu no 1º semestre do ano, a plataforma tecnológica permitirá a interação entre os ministrantes e os cursistas.
Nesta nova etapa, os servidores terão acesso a um total de 11 aulas, das quais nove já têm os temas definidos: “Métodos Adequadas de Soluções e Conflitos (2 aulas)”, “Fundamentos Práticos de Mediação e Conciliação”, “Rotinas de Execução Penal”, “Metas, Glossários e Estatísticas (CNJ)”, “Atualização para Oficinas de Justiça”, “Classes, Ações Previdenciárias e Registros Públicos”, “Busca e Apreensão, Execução de Títulos Extrajudiciais e Ações Monitórias” e “Práticas Cartorárias”.
Uma das novidades trazidas pelo TJAM neste segundo ciclo de capacitações é que os servidores poderão sugerir os temas das duas últimas aulas, programadas para ocorrer nos dias 7 e 14 de dezembro, encerrando a programação de 2018.
Realizada no Centro de Mídias da Seduc – localizado na Av. Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim 2 (zona Centro Sul de Manaus) –, a aula inaugural do novo ciclo de capacitação contou com a presença, também, do juiz de Direito Gildo Alves de Carvalho; da coordenadora da Eastjam. Wiulla Inácia Garcia e do secretário de Estado de Educação em exercício, Marcelo Campbell.
Interiorização
Abrindo oficialmente o calendário de aulas deste 2º semestre do ano, o presidente do TJAM em exercício, desembargador Wellington José de Araújo, destacou, durante a aula inaugural, a perspectiva do Poder Judiciário Estadual em oportunizar novos conhecimentos aos servidores que atuam no interior do Amazonas. “Com a cooperação do Governo do Amazonas, via Seduc, estamos vencendo as dificuldades logísticas e levando uma formação consistente a nossos servidores que atuam em todas as nossas Comarcas do interior. Em uma iniciativa de nossa Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), sob a direção do desembargador Domingos Jorge Chalub, temos o objetivo de favorecer, com este curso, o desenvolvimento de nossos servidores, apresentando a eles conhecimento teórico e prático para que aprimorem seus trabalhos, dando celeridade à prestação jurisdicional”, afirmou o desembargador Wellington.
A coordenadora da Eastjam, Wiulla Inácia Garcia, reforçou as palavras do presidente do TJAM em exercício e informou que, a exemplo da capacitação ocorrida no 1º semestre do ano, a nova etapa trará temas condizentes com as demandas de atuação das unidades judiciais do interior. “São temas imprescindíveis e que serão ministrados por magistrados com vasta experiência de atuação, inclusive no interior do Amazonas. Com o projeto, que ganha força neste 2º semestre, queremos oportunizar aos servidores do interior as mesmas capacitações realizadas na capital e com isso, favorecer suas atuações e, também, uniformizar as práticas executadas por nossas unidades judiciais, independentemente de onde elas estejam localizadas”, disse Wiulla Garcia.
Ministrante da 1ª aula, o juiz Gildo Alves de Carvalho, no início de sua explanação, agradeceu a colaboração da Seduc e comentou que o projeto do TJAM é revolucionário. “Por abranger todo o Estado, consideramos este um projeto revolucionário e nesta que é a 1ª aula desta nova etapa de formação trataremos sobre os métodos adequados de resolução de disputa, métodos estes que consistem em uma política pública capitaneada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que o TJAM pretende disseminar nas Comarcas do interior, a exemplo do que vem ocorrendo em Manaus”, comentou o juiz Gildo Alves.
Participação
A diretora de Secretaria do 1º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Humaitá, Geórgia Frazão, participou da primeira etapa da formação ocorrida no 1º semestre de 2018 e ao voltar à sala de aula nesta sexta-feira (3) falou da importância do projeto. “Representa muito para nós, servidores do interior, pois traz informações necessárias para a prestação de um serviço de qualidade aos jurisdicionados. Atuo em Juizado Especial Cível e Criminal e os conhecimentos repassados no início do ano já estão sendo utilizados por nossa unidade em seu cotidiano. Temos certeza de que as aulas deste 2º semestre serão, igualmente, benéficas”, afirmou.
Oficias de Justiça
De acordo com a EASTJAM, além de trazer como novidade a possibilidade de os servidores sugerirem temas para as duas últimas aulas do curso, o programa também assegurará uma formação específica para os Oficiais de Justiça que atuam no interior do Amazonas, com uma aula direcionada a estes profissionais, no dia 2 de outubro.
Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves e Acervo das Comarcas
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209