A expansão da rede metropolitana do TJAM com maior capacidade de internet deve chegar a outros 14 municípios ainda neste ano.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) acaba de finalizar os testes de instalação da nova rede de fibra óptica na Comarca de Novo Airão, a 194 quilômetros de Manaus. A internet, que antes chegava via satélite e era disponibilizada por meio de ondas de rádio, com baixa velocidade, agora dá um salto considerável atingindo 10mbps.
O salto de qualidade foi tão significativo que o juiz Túlio de Oliveira Dorinho, titular da Comarca de Novo Airão, conseguiu despachar os processos da própria comarca utilizando o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), ferramenta que gerencia parte dos processos da Justiça Estadual, abrangendo a capital e a comarca de Iranduba, município da região metropolitana de Manaus. Nas demais comarcas do interior, o sistema utilizado é o Projudi.
“Por ser titular da Comarca de Novo Airão e também responder pela 1.ª Vara da Comarca de Iranduba, eu sempre precisei utilizar o SAJ, mas nunca conseguia acessar essa ferramenta aqui do Fórum de Novo Airão. Agora, estou tendo essa possibilidade de acessar esse sistema que é tão complexo e pesado. É muito bom ver essa preocupação do Poder Judiciário com o interior. É possível acessar todas as páginas com rapidez, como se estivesse no fórum em Manaus”, destacou o juiz Túlio.
A nova realidade da Comarca de Novo Airão, com internet por fibra óptica, está sendo possível por meio de convênio do TJAM com a Embratel e deve refletir diretamente no alcance de Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC/TJAM), a internet por fibra óptica, da chamada rede metropolitana do TJAM, também já chegou a Manacapuru e deverá alcançar outros 14 municípios ainda neste ano.
“Atualmente, a nossa rede metropolitana está disponível nos municípios de Manacapuru, Novo Airão e Humaitá, todos interligados com o nosso data center em Manaus, através de fibra ótica. Isso representa um salto sem precedentes de qualidade de acesso à internet e a diversos outros serviços de TI para o interior do Amazonas. Há poucos anos isso parecia ser uma realidade distante, mas que já chegou a três municípios, com perspectiva de se expandir para outros 14”, frisou o diretor da DVTIC, Ricardo Câmara.
Investimentos
Desde o início de 2020, as comarcas do interior do Amazonas estão sendo equipadas com a maior ação de repasse de implementos de computação novos empreendida pela Justiça Estadual. Com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 3 milhões, o Tribunal de Justiça do Amazonas repassou às unidades judiciárias do interior um total de 591 computadores; 900 monitores; além de 78 impressoras multifuncionais.
Fábio Melo
Foto: reprodução da Internet
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.