Semana Amazonense em Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente começa nesta segunda-feira, marcando aniversário de 30 anos do ECA

Evento online será aberto às 15h e poderá ser acompanhado pelo canal do TJAM na plataforma YouTube.


Semana 30 anos do ECAConsiderada uma das legislações mais avançadas do mundo na sua área, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos de sua promulgação nesta segunda-feira (13). Para marcar as celebrações pelas três décadas do estatuto e refletir sobre os avanços e desafios ainda enfrentados para a efetiva aplicação desse instrumento legal, autoridades que compõem o Sistema de Justiça e a rede de proteção ao público infantojuvenil participarão da “Semana Amazonense em Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente”, cuja programação de debates online poderá ser acompanhada pelo canal do TJAM na plataforma YouTube (https://www.youtube.com/tjamazonas1). 

O evento é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), com o apoio do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) e da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM). A solenidade de abertura está marcada para as 15h de segunda-feira e contará com a participação da vice-presidente do TJAM, desembargadora Carla Reis; da coordenadora da Infância e da Juventude, desembargadora Joana dos Santos Meirelles; do presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy; da representante da Comissão Nacional dos Direitos da Criança do Conselho Federal da OAB-AM, Thandra Sena; e da coordenadora da Infância e da Juventude do Ministério Público do Amazonas, Romina Carmen Brito Carvalho.

A conferência de abertura do evento abordará o tema: “30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: avanços, desafios e perspectivas” e será proferida pela professora doutora Esther Maria de Magalhães Arantes, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Compondo a mesa de debates estarão a titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível do TJAM, juíza Rebeca de Mendonça Lima, e a promotora de Justiça da Infância e da Juventude Cível do Ministério Público do Amazonas, Vânia Maria Marques Marinho.

“O ECA representou uma mudança no paradigma ao considerar que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos universalmente reconhecidos, considerando, ainda, a sua situação especial de pessoas em desenvolvimento. A trajetória do ECA é composta de avanços e também de desafios, especialmente no Amazonas, com suas peculiaridades geográficas e culturais tão evidentes, principalmente quanto à criminalidade e ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil” afirma a juíza Rebeca de Mendonça, do Juizado da Infância e da Juventude Cível. Ela acrescenta que as comemorações pelos 30 anos do ECA são um momento oportuno para refletir, principalmente sobre a grande distância que ainda há entre o que está previsto na lei e o que é realizado. “Nosso desafio é fazer com que as políticas públicas previstas na Constituição Federal e no ECA sejam efetivadas e, principalmente, acessíveis a todas as crianças e aos adolescentes do Brasil e, em especial, da nossa Região”, acrescentou a magistrada.

Temas relevantes

A redução da maioridade penal e o abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes estão entre os diversos temas que serão abordados na “Semana Amazonense em Defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Entre os debatedores sobre a redução da maioridade penal, estará o juiz Luís Cláudio Chaves, titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas do TJAM. Ele defende que o ECA trouxe avanços em relação à responsabilização criminal no Brasil, que começa aos 12 anos de idade, mas que, por desinformação, algumas pessoas criticam o estatuto, acreditando que suas normas geram impunidade.

“Eu não posso deixar de destacar os avanços representados pela criação do ECA no Brasil, sobretudo o entendimento de que o adolescente é uma pessoa em desenvolvimento e, como tal, deve ser julgado por uma Justiça Especializada, a chamada Justiça da Infância e Juventude. O que em vez de impunidade gera responsabilização. Por exemplo, a responsabilização criminal dos adolescentes começa não aos 18 anos, mas aos 12. Nessa idade, os adolescentes já podem ser submetidos a uma medida socioeducativa, até mesmo de meio fechado, dependendo do tipo e da gravidade do ato infracional praticado. O mais importante disso é o índice de reincidência. Ele é muito menor entre os adolescentes que passam pela responsabilização do que entre os adultos condenados que passam pelo sistema prisional”, destacou Luís Cláudio Chaves que, na terça-feira (14), será um dos debatedores do painel sobre o tema “Adolescentes em Conflito com a Lei: princípios do ECA na aplicação e execução de medidas socioeducacionais”.

A juíza Articlina Oliveira Guimarães, titular da 2.ª Vara Especializada de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus, participará do evento como debatedora na programação de sexta-feira (17), quando o tema abordado será  “Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”. A ocorrência desses casos no contexto do isolamento social provocado pelo período de pandemia da covid-19 será destacada pela magistrada. Segundo ela, há dados que indicam que o isolamento social também diminuiu a possibilidade da criança contar sobre a agressão, já que muitas escolas estão fechadas e que, em muitos casos, é aos profissionais da escola que a criança recorre para denunciar a situação.

“Uma a cada cinco crianças sofre abuso sexual. Estima-se que a cada sete minutos uma criança é abusada no Brasil. A última pesquisa nacional de vitimização apontou que apenas 7,5% dos casos chegam ao conhecimento da autoridade policial. Também pretendo falar dos perigos do uso da internet pelos jovens. Com a pandemia, muitas escolas estão utilizando a internet para atividades escolares. O acesso à ferramenta foi facilitado, mas também há muitos perigos escondidos, como os abusadores que começam se fazendo de amigos e depois passam a praticar abusos”, destacou Articlina Guimarães.

Programação do Evento

* 13 de julho, às 15h30 – Conferência de Abertura: “30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: avanços, desafios e perspectivas”.

Conferencista: Esther Maria de Magalhães Arantes – professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Componentes de mesa: Rebeca de Mendonça Lima – juíza titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível do TJAM e Vânia Maria Marques Marinho – promotora de justiça da Infância e da Juventude Cível do MPE-AM.

* 14 de julho, das 14h30 às 16h – Mesa Redonda 01, sobre o tema: “Crianças e Adolescentes no Âmbito da Justiça: protagonismo (im) possível”.

Mediadora: Cristiane Botelho da OAB-AM.

Componente de mesa: Iolete Ribeiro da Silva, doutora em psicologia; diretora da Faculdade de Psicologia (Ufam) e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Componente de mesa: Munique Therense Costa de Morais Pontes, doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ; professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA e psicóloga do TJAM.

Componente de mesa: Carole Cordeiro Baraúna – mestre em Serviço Social pela Ufam e assistente social no Cejusc –TJAM.

Componente de mesa: Patrícia Chacon – juíza titular da 1.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes do TJAM.

* 15 de julho, das 14h30 às 16h – Mesa Redonda 02, sobre o tema: “Adolescentes em Conflito com a Lei: princípios do ECA na aplicação e execução de medidas socioeducacionais”.

Mediador: Luan Oliveira – OAB-AM

Componente de mesa: Luís Cláudio Cabral Chaves – juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do TJAM.

Componente de mesa: Adriana Maria Pena – gerente do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Sejusc.

Componente de mesa: Juliana Lopes – titular da Defensoria Pública Especializada na Execução de Medidas Socioeducativas da DPE-AM.

Componente de mesa: Luissandra Chíxaro de Menezes – promotora de Justiça da Infância e da Juventude – infracional (MPE-AM).

* 16 de julho, das 14h30 às 16h – Mesa Redonda 03, sobre o tema: “Trabalho infantil e profissionalização de adolescentes”.

Mediador: Anderson Lincoln Vital – OAB/AM

Componente de mesa: Emerson Victor Hugo Costa de Sá – auditor-fiscal do trabalho; chefe do Setor de Fiscalização do Trabalho no Amazonas e coordenador do Fepeti–AM.

Componente de mesa: Maria Lenir Pinheiro – mestre e doutoranda em Ciências Jurídicas pela Univali; membro da Comissão de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB-AM.

Componente de mesa: Jorsinei Dourado do Nascimento – procurador-chefe do MPT-PTR11 e coordenador regional da Coordinfância.

Componente de mesa: Igo Zany Nunes Corrêa – juiz do trabalho substituto no Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região – AM/RR.

* 17 de julho, de 14h30 às 16h – Mesa Redonda 04, sobre o tema: “Abuso sexual de crianças e adolescentes”.

Mediadora: Thandra Sena – OAB/AM.

Componente de mesa: Joyce Coelho – delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente. (DEPCA-PCAM).

Componente de mesa: Articlina Oliveira Guimarães – juíza titular da Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes do TJAM.

Componente de mesa: Amanda Cristina Ferreira – secretária executiva do ECPAT Brasil; militante dos direitos humanos de crianças e adolescentes; presidente do Iacas.

Componente de mesa: Sérgio Enrique Ochoa Guimarães – defensor público da DPE-AM, que atua perante a Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 

Fábio Melo

Arte: Igor Braga

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

2022 - Mapa do Site
Save
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Publicidade
Youtube
Accept
Decline
Analítico
Google Analytics
Accept
Decline