Obras arrecadadas em campanha idealizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Tribunal de Justiça do Amazonas , e realizada em parceria com o Carrefour, serão utilizadas na implantação de bibliotecas do Sistema Carcerário
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), deu início, nesta quinta-feira (25 de agosto) à entrega dos 9 mil livros para o Sistema Prisional do Amazonas. Na manhã de hoje foi entregue a primeira remessa de doações – aproximadamente 2 mil livros – para o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ), localizado no Km 8 da BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa-Vista (RR). A doação é fruto da “Campanha de Arrecadação de Livros”, uma parceria entre o TJAM (pelo Grupo de Monitoramento Carcerário), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Grupo Carrefour, Secretaria de Justiça do Amazonas e a distribuidora do iogurte Danone.
Participaram da cerimônia de entrega, o presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária, desembargador Sabino Marques; o diretor regional do Carrefour Manaus, Altamir Sossela; o secretário-adjunto de Justiça, coronel Bernardo Encarnação, as juízas do grupo de monitoramento, Anagali Bertazzo e Telma Roessing; e funcionários do COMPAJ.
Durante a cerimônia, o desembargador Sabino disse que a entrega de hoje corresponde aos 30 dias da campanha de parceria do Grupo de Monitoramento Carcerário com o Carrefour. Segundo ele, a campanha obteve números gratificantes. “Conseguimos aproximadamente 9 mil livros, e hoje, estamos entregando 2 mil livros. Com isso cumprimos, em parte, aquilo que era para ser feito em 60 dias”, destacou.
O desembargador adiantou ainda uma nova etapa da campanha. “Vamos agora para uma outra etapa, também em parceria com o Carrefour, na qual a empresa vai oferecer 1 mil pares de sandálias para que os internos realizem trabalhos artesanais nelas. A venda desses produtos será revertida em favor desses internos”, acrescentou, antes de parabenizar a todos pelos resultados e agradecer aos participantes. “A união de todos foi importante para atingirmos os objetivos”, encerrou.
Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), a campanha atende à Lei de Execução Penal, pois proporciona a humanização. “Em nome do secretário Lélio Lauria, gostaria de dizer que a Secretaria de Justiça se sente muito grata por esta campanha de doação de livros. É uma iniciativa que faz parte de um processo de humanização, está dentro da Assistência Social, prevista na Lei de Execução Penal”, discursou.
O diretor do Carrefour agradeceu à oportunidade de participar de uma campanha tão importante. Segundo ele, é uma honra porque o grupo que representa foi bem recebido pela população de Manaus. “É nossa obrigação, como grupo, devolver um pouco à sociedade, aquilo que ela nos dá todos os dias. A gente acredita muito no processo de inclusão e acha fantástico o projeto Começar de Novo e as atividades do Grupo de Monitoramento Carcerário. Sem dúvida, é um projeto muito importante e o Carrefour fica muito feliz em participar de ações como essas”, afirmou.
Depois da cerimônia, os participantes seguiram pelos corredores do COMPAJ rumo à biblioteca da unidade. À frente do Grupo, o desembargador Sabino Marques levou pessoalmente alguns livros. “Temos que fazer as coisas com paixão e participar de todo o processo”. declarou
A campanha de arrecadação
A campanha, coordenada pelo Grupo de Monitoramento Carcerário do TJAM, consistiu em arrecadar livros junto à população. Para cada três livros doados aos postos de arrecadação dos supermercados Carrefour, o doador recebia uma cartela de iogurte de polpa Danone.
Os livros, destinados à implantação das bibliotecas do Sistema Carcerário, começaram a ser doados no dia 2 de agosto, numa cerimônia realizada no supermercado Carrefour, da av. Jornalista Umberto Calderaro, Adrianópolis (zona Centro-Sul), que contou com a presença do presidente do TJAM, João Simões; do desembargador Sabino Marques, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária; do diretor regional do Carrefour Manaus, Altamir Sossela; e do distribuidor Danone, Paulo Oliveira. Também estavam presentes os juízes do Grupo de Monitoramento, Carlos Queiroz, Nélia Caminha, Anagali Bertazzo, Telma Roessing, Julião Lemos, Henrique Veiga e Elci Simões.
Logo no primeiro dia, a campanha recebeu uma doação de 240 livros feita por uma cliente que teve conhecimento da campanha através do site.
Começar de Novo entrega garrafas PET
Integrado ao Grupo de Monitoramento Carcerário, o programa “Começar de Novo” , representado pelas juízas Telma Roessing e Anagali Bertazzo realizou a entrega de garrafas PET arrecadadas durante a campanha “Coletar e Doar para Garantir Renda e Dignidade” para o COMPAJ.
O objetivo foi a arrecadação de embalagens vazias e material reciclável a serem utilizadas nos cursos oferecidos aos apenados por meio da parceria entre SEJUS, SEBRAE e TJAM (Cursos de Confecção de Embalagens Decorativas, Biscuit, e outros). Os materiais foram coletados na Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas(VEMEPA) no Fórum Henoch Reis.