Além desta ação, na quarta-feira será iniciada a capacitação dos conselheiros da comunidade de Coari, realizada em parceria com a Sejus.
O Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) iniciou nesta segunda-feira (26) o mutirão carcerário na Comarca de Coari. Durante a semana serão analisados cerca de cem processos de réus presos, tanto provisórios, quanto condenados em execução de pena (dos regimes fechado, semiaberto e aberto).
Os objetivos, segundo informações prestadas pela juíza Anagali Marcon Bertazzo, integrante do Grupo de Monitoramento, "são aqueles previstos na resolução que criou o grupo; no caso dos réus condenados, é verificar se há benefícios legais a serem concedidos, tais como: concessão de saída temporária, progressão de regime e concessão de remissão (para cada três dias trabalhados ou de estudo, diminui um dia de pena a ser cumprida)".
No caso dos presos provisórios, será verificado se os processos estão tramitando no prazo legal.
Conselho da Comunidade
Na próxima quarta-feira (28), será iniciada a capacitação dos conselheiros da comunidade de Coari, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), por meio da Escola Superior de Administração Penitenciária (Esap) da Sejus. Participarão da abertura o Desembargador Sabino da Silva Marques, presidente do Grupo de Monitoramento, e a diretora da Esap, Sheryde Carolyne.
O Conselho da Comunidade foi criado por portaria das magistradas da Comarca e a capacitação visa propiciar aos integrantes informações acerca do sistema jurídico e prisional, como a organização e funcionamento do Judiciário, Ministério Público e sistema penitenciário, além das atividades próprias a serem desenvolvidas pelos conselheiros. A capacitação já foi ministrada aos conselheiros de Maués, Tabatinga e Itacoatiara.
Outros conselhos já foram criados no Amazonas, nos municípios de Manaquiri, Anamã, Envira, Jutaí, Manacapuru, Humaitá, Tefé, Tabatinga e Itacoatiara.
DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM
Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6772
Telefones | Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.