Neste sábado unidade irá inaugurar escola para atender 28 internos de educação de jovens e adultos.
O presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Amazonas, desembargador Sabino da Silva Marques, e demais integrantes do Grupo realizaram na última semana (dias 24 e 25 de abril) uma inspeção na unidade prisional da Comarca de Tefé.
A medida foi tomada depois que o presidente do Grupo de Monitoramento foi procurado por um vereador do município, no início de abril, que relatou questões relacionadas ao sistema prisional local. Segundo a portaria que instituiu o regime de inspeção, o vereador Jakson Antero Moura Correia Lima relatou que o presídio da comarca estava superlotado, com problemas na estrutura e sem diretor (à época).
De acordo com o desembargador, a equipe fez a inspeção no presídio, na Delegacia de Polícia e também participou de uma audiência pública das 9h às 14h, a qual avaliou como “muito produtiva”.
Depois da vista também foi elaborado um relatório, com fotografias, e a questão será tratada junto à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus).
“É um prédio com infiltrações e está em andamento um processo para o aluguel de um prédio que é bem próximo ao presídio. Eu creio que isso vai se materializar e dar uma aliviada em relação aos presos que estão no regime semiaberto”, disse o desembargador Sabino Marques.
Ainda de acordo com o desembargador, o vice-diretor assumiu a direção da unidade e “há uma harmonia muito grande com os internos e não há qualquer tipo de descontentamento”. Ele informou também que neste sábado será inaugurada uma escola dentro do presídio para o desenvolvimento do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), introduzido na unidade e que atende 28 internos.
Texto: Carlos Souza| TJAM
Edição: Patricia Ruon Stachon
Foto: Mundi.com
DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM
Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (092) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210