Órgão Responsável e Executor: Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) através da Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ).
Público alvo
Crianças e Adolescentes institucionalmente acolhidos e Servidores do TJAM, Juízes, Desembargadores, Promotores de Justiça, Defensores, Advogados, Estagiários e o público que utiliza diariamente os serviços do Poder Judiciário desta comarca de Manaus.
O que é?
O projeto Árvore Encantada consiste no apadrinhamento de cartinhas de Natal por parte de servidores do TJAM. As crianças e adolescentes beneficiados encontram-se institucionalmente acolhidos nos abrigos Moacyr Alves, O Coração do Pai, O Pequeno Nazareno, Monte Salém, Casa Vhida, Casa Mamãe Margarida, Aldeias Infantis SOS Brasil, Nascer e Lar Batista Janell Doyle. As nove unidades são credenciadas pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente acolhendo, hoje, mais de 200 pessoas.
Objetivos
- Oportunizar aos servidores do Poder Judiciário, o conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e adolescentes em regime de acolhimento institucional, em decorrência da entrega dos presentes, bem como com o contato com os referidos infantes;
- Promover às crianças e adolescentes acolhidos, momento de satisfação e integração com pessoas fora do seu convívio social e institucional;
- Incentivar e promover a interação social dos acolhidos com os servidores do TJAM, Magistrados, Defensores, Promotores, e outros; Promover ao público ligado ao Poder Judiciário, aproximação com as unidades acolhedoras, incentivando-os a manterem o contato com as crianças, visitando as referidas.
Como ocorre?
É desenvolvido por meio da distribuição de cartinhas de natal, contendo pedidos de presentes das crianças e adolescentes, pelo Fórum Henoch Reis e demais Fóruns de Justiça desta comarca, bem como, o Tribunal de Justiça (TJAM).
Estimula a solidariedade e oportuniza o diálogo entre os servidores do Judiciário e as crianças e adolescentes. Os acolhidos são motivados a escrever ‘cartinhas’ indicando opções de presentes que gostariam de receber no Natal. Os servidores do Judiciário, por sua vez, ‘adotam’ uma das cartinhas comprando um dos presentes solicitados. Alguns servidores estiveram presentes na festividade de entrega de presentes que ocorreu na sede da Amazon, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Servidor do Tribunal de Justiça, acesse o link abaixo usando seu usuário e senha para adotar uma cartinha!
Observação: O acesso apenas pode ser feito por meio do computador da instituição
https://intranet.tjam.jus.br/joomla_intranet/index.php/arvoreencantada
PASSO A PASSO PARA ADOTAR A CARTINHA
Em caso de dúvida, entre em contato com a Coordenadoria da Infância e da Juventude.