Por que 18 de Maio?
Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro ficou conhecido como o “Caso Araceli”.Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que teve seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institulu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para O engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.
A violência sexual na sociedade
Os casos de violência contra crianças e adolescentes tomam conta, a cada dia por mais tempo, dos noticiários, sendo inclusive gatilhos para muitas pessoas que passaram por situações similares. E para pensar o enfrentamento a esse tipo de violação é necessário trabalhar principalmente em duas frentes: a prevenção e a resposta às situações de violência.
Os dados oficiais apontam que menos de 10% dos casos de violência sexual chegam a política pública, e quando chegam recebem uma resposta ineficaz. Há demora na responsabilização do agressor, que em média dura 2 anos, e em alguns casos pode chegar a 10 anos. Também há dificuldade no acesso ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico pelas vítimas.
O que é a violência sexual?
É uma violação dos direitos sexuais, abusa e/ ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção. Pode ser:
- Intrafamiliar: Relação de parentesco entre vítima e agressor;
- Extrafamiliar: Não há relação de convivência familiar;
Abuso Sexual
Utilização do corpo de uma criança e adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual
Exploração sexual
Utilização de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja de qualquer outra espécie (prostituição, pornografia, trafico e turismo com moticação sexual);
Como podemos ajudar na prevenção?
A família é muito importante nesse processo de proteção e educação, por isso, esteja atento aos sinais, não compactue com a impunidade, dentro de casa é o princiapal ambiente para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
#SouFamíliaNãoAbroMãoTambémSouProteção
Dialogue com respeito e empatia
- Coloque-se no lugar da criança ou adolescentes, leve em conta suas características, como idade, seu meio, traço de personalidade, o que gosta ou não gosta;
- Fale de maneira direta;
- Não duvide de sua palavra;
Observe o comportamento
- A criança passa a apresentar atitudes que não faziam parte do seu cotidiano;
- Alterações na rotina;
- Desenhos estranhos
- Comportamentos sexuais;
- Agressividade;
- Aversão a algumas pessoas ou Proximidade excessiva
- Regressão;
- Problemas de saúde física sem motivo;
- Sinais físicos de violação;
Eduque a criança e/ou adolescente desde cedo dos riscos que ela corre!
- Saiba sempre onde eles estão, com quem e o que estão fazendo;
- Ensine-os a não aceitar convites, dinheiro, comida e favores de estranhos, especialmente em troca de carinho;
- Sempre os acompanhe em consultas médicas;
- Conheça seus amigos, principalmente os mais velhos;
- Supervisione o uso da internet;
- Ensine que ninguém deve tocar em seu corpo
- Oriente seus filhos a não responderem desconhecidos, muito menos enviarem fotos ou fornecerem dados;
Direitos sexuais, são direitos humanos!
A educação sexual é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, livre de preconceitos, tabus e da própria violência!!
#FaçaBonito Proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual
Se você tiver conhecimento, suspeita ou presenciar qualquer violação de direitos de crianças e adolescentes, DENUNCIE!!!
DENUNCIE
- Disque 100 ou disque denúncia local;
- Conselho tutelar;
- Polícia Civil e delegacias especializadas
- Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal
- E para crimes na internet: news.safernet.org.br/denuncie
Os materias da campanha estão disponíveis no site: https://www.facabonito.org/