Semana Mundial do Brincar
A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas, em apoio ao Dia Mundial do Brincar, apresenta informações para e sensibilização de famílias e da sociedade em geral sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento social, motor e cognitivo de uma criança. Nosso lema: "É na brincadeira que se inventa o mundo", coloca em evidência o poder da infância e da juventude na transformação da sociedade.
Sobre a data
O Dia Internacional do Brincar é 28 de maio. Foi criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio(1999). No ano 2000, a data ingressou no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Brasil e mais de 40 países comemoram a data.
Brincar é um direito!
- Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo 16 fica evidente que o público infantojuvenil possuem direito de "brincar, praticar esportes e divertir-se".
- A Constituição brasileira de 1988, em seu Artigo 227, também impõe que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer".
Quais os benefícios da brincadeira?
- O brincar é o principal meio de aprendizagem da criança, é onde ela desenvolve suas primeiras análises, imaginações e observações de como funciona o mundo.
- É no brincar que a criança expressa sua identidade e desenvolve suas capacidades motoras, cognitivas e sociais.
- Por meio da brincadeira é possível entender regras, limites, desenvolver a capacidade de fazer escolhas, além de desenvolver a criatividade, memória, linguagem e habilidade para fazer escolhas, lidar com frustações e diferenças
Estimule a imaginação:
Uma forma de estimular a imaginação é por meio das artes pintura, desenho, leitura, colagem, música, dança e teatro são formas de expressar as emoções, desenvolver o pensamento crítico e ampliar o autoconhecimento da criança.
Brincar ao ar livre
- A brincadeira ao ar livre é de extrema importância, o contato com a natureza fortalece o sistema imunológico, desenvolve o senso de comunidade e melhora a resistência física.
- Nesse momento, também é importante estimular a brincadeira com o uso de materiais recicláveis, a confecção de um brinquedo, além de contribuir no desenvolvimento da criatividade, ajuda a preservar o meio ambiente!
SEMPRE MONITORE AS CRIANÇAS DURANTE A BRINCADEIRA, PARA EVITAR ACIDENTES E OUTROS RISCOS!
Cuidado com as telas!
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de telas (TV, Celular e computador) como recreação antes dos dois anos de idade.
- De 2 a 5 anos: Telas no máximo uma hora por dia;
- A partir de 5 anos no máximo duas horas por dia com pausas;
A Família deve participar
O imediatismo de uma sociedade sempre veloz e ocupada está afetando vínculos familiares, é necessário entender que toda criança e adolescente necessita de afeto, momentos de criatividade e tempo livre. Quando a criança brinca com sua família, ela além de guardar lembranças saudáveis, desenvolve melhor suas emoções, capacidade de lidar com o outro e habilidade intelectuais.
SEPARE UM MOMENTO NA SUA ROTINA PARA BRINCAR COM A CRIANÇA!
A inclusão deve ser garantida!
Estimule as crianças a serem inclusivas e respeitarem as pessoas com deficiência, durante a brincadeira sempre é possível adaptar esse momento para que todos possam se divertir e aprender!
SAIBA MAIS
Baixe o material sobre o Dia do Brincar e compartilhe!
- Folder para impressão: ACESSO AO FOLDER
- Cartilha versão Digital: ACESSO À CARTILHA
- Recomendação de Leitura - Cartilha sobre o Brincar: ACESSO À CARTILHA
Em caso de dúvida, entre em contato com a Coordenadoria da Infância e da Juventude.