Coordenadoria da Infância e da Juventude prestigia evento, em alusão ao Setembro Amarelo
O I Simpósio de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, realizado pelo Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), iniciou na manhã desta quinta- feira (28/09), no Auditório do Edifício Defensor Afonso Lins, localizado na Av. André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
A exposição de informações é uma programação voltada para o Setembro Amarelo, e acontece nos dias 28 e 29 de Setembro, de 8h às 17h, em modalidade online e presencial. O objetivo é evidenciar a importância do cuidado da saúde mental do público infantojuvenil, promovendo a construção de uma atendimento interdisciplinar, observando o ambiente escolar, familiar e comunitário, reforçando políticas públicas na garantia de assistência da construção e da articulação de segura para o correto desenvolvimento da criança e/ou adolescente.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude participou da abertura do evento, representando a Desembargadora Joana Meirelles, por meio da assistente social, Jane Nagaoka que agradeceu o convite e apresentou brevemente o trabalho da COIJ/TJAM na contribuição desse sistema de apoio, a servidora também pontuou:
“Destaco a necessidade de orientar pais, mães, responsáveis, familiares e amigos, para que a prevenção e proteção à saúde mental aconteça efetivamente nos lares amazonenses. De 2019 a 2023 contabilizamos 1534 casos de violência autoprovocada (tentativa de suicidio), conforme os dados atualizados em 13 de setembro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN/NET.
Durante fala, a representante da COIJ/TJAM, destacou "não há dúvida que o nosso querer é que crianças e adolescentes não cheguem na instância judicial, seja no âmbito civil ou criminal, então o papel da família é fundamental, ao lado dos atores da rede de proteção social, como professores, assistentes sociais e psicólogos, dentre outros, que devem estar atentos e engajados na mudança de comportamento da sociedade. Não devemos naturalizar as problemáticas que acometem nossas crianças e adolescentes.”
Acompanhe a transmissão do Simpósio:
https://www.youtube.com/live/-EP2JUnuma0?si=0BPUo_s7gkWFBK1F
Nos siga no instagram:
https://www.instagram.com/coordenadoria.infancia.am/
Fotos: Acervo COIJ
Texto: Vitória Serrão