v
Vinte adolescentes atendidos pelo "Programa Novos Caminhos", desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij), com o apoio de instituições parceiras, realizaram uma visita técnica às instalações da fábrica de impressão gráfica Impram, localizada no Distrito Industrial de Manaus.
Organizada com o apoio do Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS/AM), a atividade, que aconteceu no último dia 3/10, integra as ações de qualificação profissional oferecidas a jovens acolhidos institucionalmente e em situação de vulnerabilidade social, que são o público-alvo do "Novos Caminhos".
Durante a visita, os jovens puderam conhecer o processo de produção gráfica, desde o design e a diagramação até a impressão e o acabamento final dos materiais. O objetivo foi proporcionar uma vivência prática sobre o funcionamento de uma indústria e despertar o interesse por novas áreas de atuação no mercado de trabalho.
Os foram recebidos pela diretora da gráfica da Impram, Régia Moreira Leite, que destacou a importância de iniciativas que aproximam os estudantes do mercado de trabalho. A empresária explicou que a empresa já realiza diversas ações sociais, como a doação de kits escolares e parcerias com instituições que promovem oportunidades para estes jovens.
"É muito gratificante abrir as portas da nossa empresa para esses jovens e mostrar um pouco da rotina de trabalho. Acreditamos que o primeiro passo para transformar vidas é oferecer oportunidades. Por isso, fazemos questão de participar de projetos como este, que despertam o interesse e o potencial profissional de cada um deles.” destacou Régia.
Representando a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM, Mayara Zurra acompanhou os jovens durante a visita e destacou a importância da vivência prática para o fortalecimento da autoconfiança e da perspectiva de futuro dos participantes.
“Mais do que um momento de aprendizado, essa experiência representou um incentivo para que os jovens acreditem no próprio potencial. Ver o brilho nos olhos deles durante a visita mostra que oportunidades como essa despertam perspectivas reais de futuro. Nosso papel, enquanto Judiciário, é continuar abrindo portas e fortalecendo essas pontes com o mercado de trabalho”, afirmou.
A diretora do IPEDS, Glauce Galúcio Pereira, destacou que a visita técnica é uma ferramenta fundamental no processo de aprendizagem.
“Esses momentos aproximam os alunos da realidade profissional e complementam o que eles aprendem em sala de aula. Agradecemos a disponibilidade da diretora Régia em abrir as portas da empresa e por confiar no potencial dos nossos alunos. O objetivo do Programa é exatamente esse — transformar capacitação em oportunidade.” ressaltou.
Coordenado no Amazonas pelo TJAM, o Programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criada pela Resolução n.º 543/2024, que busca promover a empregabilidade e a autonomia de adolescentes egressos de serviços de acolhimento institucional, vítimas de orfandade pela COVID-19 e jovens em vulnerabilidade social.
No primeiro semestre de 2025, o programa ofereceu um curso de 60 horas/aula, com disciplinas de Educação Financeira, Técnicas de Redação e Atendimento ao Cliente, em parceria com o IPEDS e a Eletrobras.
Amanda Bulcão - TJAM
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: divulgaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771