
No dia 22 de agosto de 2025 a Coordenadoria da Infância e da Juventude, representada pelo Dr. Luis Claudio Cabral Chaves, Juíz titular na Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, participou da Cerimônia de Inauguração da Escola Estadual de Socioeducação do Amazonas, promovida pela Universidade Federal do Amazonas.
A cerimônia foi conduzida pela Dra. Maria Nilvane Fernandes, Coordenadora da Escola Estadual de Socioeducação do Amazonas, por intermédio do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação Violências e Instituições (GEPPEvi).cFotos: AC
O evento ocorreu no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Setor Norte e contou com a presença dos demais órgãos públicos e autoridades envolvidas na execução da política de Socioeducação no Estado do Amazonas.
O evento contou ainda com a palestra da profa Cynthia Bisinoto, Professora Associada III da Faculdade UnB Planaltina, na Universidade de Brasília, que buscou problematizar o conceito atribuído à socioeducação, enfatizando que trata-se de um campo emergente de pesquisa, de produção de conhecimento, de formação, de atuação profissional.
Em seu discurso, Dr. Luis Claudio destacou que “o momento é de festa, mas projeta, sobretudo, uma nova realidade para a socioeducação no Amazonas! Qualificar todos os envolvidos, profissionais da socioeducação terá um reflexo não apenas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, mas, em última análise, à sociedade”.
Estavam presentes também o Dr. João Gabriel Medeiros, representando o Grupo de Monitoramento e Fiscalização - GMF, acompanhado de sua equipe, as servidoras Fernanda Calegari e Osmarina Hagge, além da servidora Jane Nagaoka, assistente social na Coordenadoria da Infância e da Juventude, representando a Coordenação Estadual da Saúde dos Adolescentes e Jovens da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA.
A instituição da escola no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) reforça a importância do conhecimento, da pesquisa e da formação qualificada para construir práticas socioeducativas eficazes, humanizadas e que respeitam a dignidade de cada adolescente.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude parabeniza a UFAM por tornar possível essa conquista de inauguração da Escola de Socioeducação e reafirma o seu compromisso em apoiar suas ações, em prol da qualidade do atendimento socioeducativo no Estado do Amazonas.
Fotos: Acervo COIJ
COORDENADORIA DA