A unidade móvel do programa já está no Centro Social e Cultural Zulândio Pinheiro, na rua Inocêncio de Araújo, onde atenderá até o dia 29 deste mês.
O Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), já está atendendo no bairro do Educandos, na zona Sul da capital. A unidade móvel do programa ficará posicionada até o dia 29 de junho no Centro Social e Cultural Zulândio Pinheiro, localizado na rua Inocêncio de Araújo, s/nº, em frente à orla do Amarelinho (na quadra do Boi Garanhão). O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
A ação no Educandos marca o encerramento da programação organizada pela coordenação do Justiça Itinerante para o primeiro semestre deste ano na capital. “Na próxima semana deveremos anunciar os novos locais e datas de atendimento para o segundo semestre”, afirmou o juiz Alexandre Novaes, coordenador do Justiça Itinerante.
A vendedora Jucinei Oliveira Monteiro foi uma das pessoas atendidas na manhã desta quarta-feira (6) pela equipe do Justiça Itinerante, no Educandos. Ela recorreu ao serviço para dar andamento num processo de divórcio e elogiou a eficiência e agilidade na solução da demanda. "O atendimento foi muito bom. Achei que o processo fosse demorado, mas foi tudo resolvido. Agora, é seguir a vida", disse ela ao final do atendimento.
O estivador Davi Fialho também buscou atendimento no Justiça Itinerante nesta quinta. O objetivo era participar de uma audiência sobre guarda compartilhada de sua filha. "Eu queria receber autorização para que minha filha possa ficar comigo nos finais de semana. O atendimento aqui foi muito rápido, mas infelizmente a mãe não compareceu e, agora, vou ter que resolver junto a uma Vara de Família. Aqui seria tudo resolvido bem mais rápido, com esse atendimento perto da minha casa, infelizmente não deu certo", contou Davi.
Tipos de ações
Instituído pelo TJAM há 14 anos, o programa leva atendimento aos bairros da capital e municípios do interior. Na unidade móvel, o cidadão pode ajuizar, sem advogados, ações no valor de até 20 salários-mínimos, na área cível e ações de natureza consensual, na área de família. Ações envolvendo cobrança de dívidas, danos materiais e morais, direito do consumidor, pensão alimentícia, divórcio (consensual) e reconhecimento voluntário de paternidade podem, igualmente, ser ajuizadas.
Os atendimentos são feitos mediante a apresentação de documentos originais, bem como cópias, no ato do atendimento pela equipe do programa. Informações sobre o atendimento podem ser obtidas por meio do telefone 98455-7698.
Terezinha Torres e Carlos de Souza
Fotos: William Rezende
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209