Unidade móvel do programa do TJAM encontra-se estacionada na Praça da Polícia, onde ficará até o dia 2 de fevereiro.
O programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) iniciou seu ciclo de atividades do ano de 2018 oferecendo atendimento judicial gratuito à população na Praça Heliodoro Balbi (mais conhecida como Praça da Polícia), na avenida José Paranaguá, Centro de Manaus. A unidade móvel do programa permanecerá no local até o dia 2 de fevereiro, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Pelo programa, a população pode, gratuitamente, ajuizar, sem advogados, ações no valor de até 20 salários-mínimos na área cível e ações e natureza consensual, abrangendo: cobranças de aluguel, de títulos e de dívidas em geral; pensão alimentícia; reconhecimento voluntário de paternidade; ações envolvendo acidentes de trabalho; guarda entre pais; divórcio amigável, danos materiais e morais; questões envolvendo direito do consumidor, dentre outros.
Conforme a coordenação do programa, embora os prazos processuais estejam suspensos até o próximo dia 21 de janeiro, a equipe está atendendo, em média, 50 pessoas diariamente que em sua maioria solicitam a expedição de 2ª via de documentos – tais como RG e certidão de nascimento e de casamento –, cujos ofícios são remetidos a cartórios para providências e, também, buscando informações jurídicas diversas.
No período que antecede a retomada dos prazos processuais, a equipe do programa também cuida do trâmite de procedimentos judiciais realizados na última quinzena do ano de 2018 e realizou, nos dois primeiros dias de atendimento na Praça da Heliodoro Balbi, cinco divórcios consensuais.
Calendário
De acordo com o coordenador do programa, juiz Alexandre Henrique Novaes, após o atendimento na Praça Heliodoro Balbi, que se encerra em 2 de fevereiro, a unidade móvel da Justiça Itinerante se deslocará para o bairro Alvorada 2, onde se encontrará de 5 de fevereiro a 2 de março no estacionamento do Pró-Menor Dom Bosco, localizado na rua João Paulo I, s/n°.
Posteriormente, entre os dias 5 e 30 de março, a unidade móvel oferecerá atendimento no estacionamento do Shopping Manaus Via Norte (bairro Monte das Oliveiras). Entre os dias 2 de abril e 4 de maio será a vez do bairro Parque Dez e bairros adjacentes receberem o programa, com seu veículo posicionado ao lado da Delegacia da Mulher (avenida Mário Ypiranga, nº 3395)
No período de 7 de maio a 1º de junho, o ônibus do programa estará na Praça Central do bairro Colônia Antônio Aleixo (rua Getúlio Vargas, s/nº) e no mesmo mês, entre os dias 4 e 29, atenderá no estacionamento do Centro Social e Cultural Zulândio Pinheiro (rua Inocêncio de Araújo, s/nº, bairro Educandos).
O primeiro semestre de 2018 também marcará o primeiro atendimento do programa Justiça Itinerante à população indígena. No período de 26 de fevereiro a 3 de março, em parceria com o programa similar do Tribunal de Justiça de Roraima, a unidade móvel do programa amazonense e seus profissionais estarão no território Waimiri-Atroari (fronteira Amazonas-Roraima).
Atendimento
Nesta quarta-feira (10), dezenas de pessoas procuraram pelo serviço oferecido pelo programa na Praça da Polícia. Dentre elas, Luiz Claudionor, 47. “Vim em busca de instruções judiciais relacionadas a um acidente de trabalho que sofri há alguns anos”, afirmou ele. Érika da Costa também esteve no local buscando informações sobre pensão alimentícia, a fim de orientar uma pessoa de sua família. O mesmo tema levou Jeferson Costa a buscar orientação com a equipe do Justiça Itinerante na manhã desta quarta, na ação de atendimento realizado no Centro.
Afonso Júnior
Foto: William Rezende
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209