Serão atendidas as comarcas de Boa Vista do Ramos, Humaitá, Itacoatiara e Santo Antônio do Içá.
O Programa de Interiorização da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) dá continuidade, nesta terça-feira (08/09), à segunda etapa de atividades em 2025. As próximas comarcas contempladas serão Boa Vista do Ramos (271 km de Manaus), Humaitá (670 km), Itacoatiara (270 km) e Santo Antônio do Içá (879 km).
A Interiorização é um eixo de atuação da Ejud voltado exclusivamente à capacitação das equipes que atuam em unidades judiciais e administrativas no interior do Estado. Os cursos são planejados de acordo com as demandas específicas de cada comarca, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados pelo TJAM e melhorar os indicadores de qualidade da prestação jurisdicional.
Nesta etapa, serão ofertados os cursos “Painéis de Metas e Business Intelligence (Power B.I.) e Estratégia para Cumprimento de Indicadores e Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tabelas Processuais Unificadas (TPU)” e “Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU) e Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei (CNACL)”.
Os conteúdos definidos também estão alinhados às orientações da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), que recomendou capacitações em áreas estratégicas para fortalecer o uso adequado dos sistemas judiciais e administrativos, garantindo maior eficiência e celeridade na prestação jurisdicional.
Viagens anteriores
As atividades do Programa de Interiorização em 2025 começaram em maio, com o atendimento às comarcas de Autazes, Careiro da Várzea, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã e Silves. Já em julho, dando início à segunda etapa, foram contempladas as comarcas de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Até o momento, o programa já capacitou 123 pessoas em 2025.
Cronograma
Confira abaixo o cronograma completo desta etapa:
09 e 10 de setembro: Itacoatiara;
10 e 11 de setembro: Santo Antônio do Içá;
16 e 17 de setembro: Humaitá;
22 e 23 de setembro: Boa Vista do Ramos.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é uma fotografia da atividade do Programa de Interiorização em Manacapuru. Nela é possível ver, em primeiro plano, um grupo de servidores sentados em cadeiras pretas olhando assistindo ao vídeo de início da atividade. O vídeo mostra o diretor da Ejud, desembargador Abraham Campos Peixoto, falando para a câmera. Na frente do vídeo, é possível ver um banner com o logo da Ejud ao lado do instrutor.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Igor Braga | Ejud