A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/AM), anteriormente denominada como Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (EASTJAM) foi fundada em 18 de Junho de 2010 pela Lei Complementar n.º 76/2010.
A necessidade de implantar uma escola judicial para os servidores do TJAM já era prevista pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (Lei n.º 3.226/2008), embora ainda não tenha sido implantada. Em meados de 2009, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou aos Tribunais que cada administrador de unidade judiciária deveria ser capacitado em gestão de pessoas e de processos (Meta n.º 6/2009 – CNJ), essa necessidade ficou ainda mais evidente.
Até então, os treinamentos no Tribunal eram realizados esporadicamente, por meio da coordenadoria de Recursos Humanos, que acumulava outras atribuições. Neste contexto, o Tribunal necessitava dar maior atenção ao aperfeiçoamento dos servidores e ao cumprimento da Meta n.º 6, razão pela qual o presidente do Tribunal de Justiça na época, desembargador Domingos Jorge Chalub, designou o desembargador Cláudio Roessing como gestor da meta, para coordenar e sistematizar o trabalho na concretização dessa instituição de ensino inovador.
O Desembargador Jorge Chalub apoiou também a criação de um Projeto de Lei que foi submetido à aprovação da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e resultou na criação da Lei Complementar n.º 76/2010, que regulamenta a organização e funcionamento da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (EASTJAM). Em 18 de junho de 2010, o Tribunal implantou efetivamente a Escola do Servidor em solenidade ocorrida na sede da instituição, ocasião em que o desembargador Cláudio Roessing foi nomeado diretor.
A partir de sua implantação, vários projetos relacionados não somente à capacitação, mas também à gestão de estágios e concursos regionalizados para as comarcas do Interior foram colocados em prática. Foi na gestão do Des. João de Jesus Abdalla Simões que a Escola do Servidor consolidou suas atividades, mediante o relevante apoio da Presidência.
Na gestão do Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes (2020 a Julho de 2022), diante da adoção emergencial do trabalho remoto pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, foi instituído pela Portaria n.º 764/2020, para enfrentar a pandemia da COVID-19 a Escola do Servidor passou a realizar seus cursos inteiramente na modalidade a distância.
Ademais, foi ofertado o curso de Ambientação ao Home Office durante o Isolamento Social para oferecer aos magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores orientações para a execução do trabalho neste novo e inesperado cenário, considerando não apenas os aspectos técnicos e de produtividade, mas também a saúde mental dos trabalhadores. Os principais objetivos do curso foram identificar as ferramentas tecnológicas disponíveis para o home office; conhecer algumas técnicas para auxiliar na gestão do tempo e minimizar os obstáculos de realizar o trabalho em casa; refletir sobre os aspectos emocionais e saúde mental relacionados ao home office; oferecer roda de conversa online e plantão psicológico aos participantes do curso.
Outro avanço da Escola foi a abertura dos cursos para pessoas da comunidade em geral. Agora, servidores e servidoras de outros órgãos ou qualquer pessoa interessada nos temas ofertados, pode se inscrever gratuitamente para participar dos eventos desenvolvidos pela Escola do Servidor.
Um destaque entre as atividades da Escola em 2021, está a Pós-graduação em nível de especialização em Poder Judiciário.
Atualmente, o Desembargador Cezar Luiz Bandiera é o Diretor da EJUD/AM (biênio 2023-2024), tendo em sua gestão institúido projetos inovadores no aperfeiçamento e na valorização do servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, como o Programa de Segurança Institucional; Programa de Desenvolvimento de Líderes; Cursos de Acessibilidade, incluindo Libras, com mais de 8 turmas formadas (básico e intermediário); Mestrado em Justiça Administrativa; Concurso de Artigos Científicos com expressiva quantidade de obras desenvolvidas, e Programa de Interiorização, na capacitação dos servidores das comarcas do interior do Estado do Amazonas.
Diretores
2023 - Atual
Desembargador
Cezar Luiz Bandiera
2022- 2022
Desembargador
Cezar Luiz Bandiera
2020- 2022
Desembargador
Flávio Humberto Pascarelli Lopes
2018- 2020
Desembargador
Jorge Chalub Pereira
2016- 2018
Desembargador
João de Jesus Abdala Simões
2014- 2016
Desembargador
Paulo Cesar Caminha e Lima
2012- 2014
Desembargador
Cláudio César Ramalheira Roessing
2010- 2012
Desembargador
Cláudio César Ramalheira Roessing