Nossa História

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/AM), anteriormente denominada como Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EASTJAM), foi fundada em 18 de junho de 2010 pela Lei Complementar n.º 76/2010.

A necessidade de implantar uma escola judicial para os servidores do TJAM já era prevista pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (Lei Estadual n.º 3.226/2008), embora ainda não tenha sido implantada. Em meados de 2009, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou aos tribunais que cada administrador de unidade judiciária deveria ser capacitado em gestão de pessoas e de processos (Meta n.º 6/2009 – CNJ), essa necessidade ficou ainda mais evidente.

Até então, os treinamentos no Tribunal eram realizados esporadicamente, por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos, que acumulava outras atribuições. Neste contexto, o Tribunal necessitava dar maior atenção ao aperfeiçoamento dos servidores e ao cumprimento da Meta n.º 6, razão pela qual o presidente do Tribunal de Justiça na época, desembargador Domingos Jorge Chalub, designou o desembargador Cláudio Roessing como gestor da meta, para coordenar e sistematizar o trabalho na concretização dessa instituição de ensino inovador.

O desembargador Jorge Chalub apoiou também a criação de um Projeto de Lei que foi submetido à aprovação da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e resultou na criação da Lei Complementar n.º 76/2010, que regulamenta a organização e funcionamento da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EASTJAM). Em 18 de junho de 2010, o Tribunal implantou efetivamente a Escola do Servidor em solenidade ocorrida na sede da instituição, ocasião em que o desembargador Cláudio Roessing foi nomeado diretor.

A partir de sua implantação, foram colocados em prática vários projetos relacionados à gestão de estágios e concursos regionalizados para as comarcas do Interior, além das atividades de capacitação. Foi na gestão do desembargador João de Jesus Abdalla Simões que a Escola do Servidor consolidou suas atividades.

Na gestão do desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes (2020 a Julho de 2022), diante da adoção emergencial do trabalho remoto pelo TJAM, instituído pela Portaria n.º 764/2020 para enfrentar a pandemia da COVID-19, a Escola do Servidor passou a realizar seus cursos inteiramente na modalidade a distância. Nesse cenário, foi ofertado o curso de Ambientação ao Home Office durante o Isolamento Social para oferecer aos magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores orientações para a execução do trabalho neste novo e inesperado cenário, considerando não apenas os aspectos técnicos e de produtividade, mas também a saúde mental dos trabalhadores.

Também durante este período, os cursos e atividades da Escola passaram a ser abertos para a participação do público externo, sem qualquer custo adicional para o Tribunal.

Em 2021, foi ofertada o curso de pós-graduação em nível de especialização em Poder Judiciário, em parceria com Universidade Federal do Amazonas (UFAM), direcionado ao público interno do Tribunal e de instituições públicas parceiras, tanto do Amazonas, quanto de outros dois estados da região Norte. Também em 2021, a Escola lançou o podcast Pensar Direito.

No primeiro semestre de 2022, os destaques foram o lançamento do “Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos”, dedicado a premiar a produção científica feminina; e a oferta do Mestrado Profissional em Justiça Administrativa em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), primeiro direcionado exclusivamente para servidores e servidoras efetivas do TJAM.

Já no segundo semestre de 2022, sob a direção do desembargador Cezar Luis Bandiera, aconteceram o primeiro Encontro de Compliance, Integridade e Governança; o Congresso Internacional de Novas Tendências do Direito Processual Civil, que reuniu pesquisadores e estudiosos do Direito vindos de 10 países, além do Brasil; o primeiro ciclo de capacitação em Libras; e a primeira ação do projeto de Interiorização da Escola, que foi concebido com o objetivo de levar regularmente capacitações personalizadas para as necessidades de cada comarca do interior do estado.

Em 2023, o projeto de interiorização se intensificou com mais 20 comarcas atendidas e com a realização do Encontro de Diretores de Secretaria e Escrivães de Varas de Primeira Entrância com a participação de representantes de 46 comarcas do interior do estado. O Curso de Formação Inicial de Servidores (CFIS) voltou a ser realizado na modalidade presencial, promovendo a integração de novos servidores e servidoras com as equipes do TJAM. Outros destaques foram a Feira de Serviços ao Cidadão, a Mesa redonda sobre Inteligência Artificial, os eventos Inovation Week e Hacka for Justice, o projeto Entre Pares, a Mesa de Debates de Justiça Multiportas, a realização da Liga de Estagiários da Justiça e o segundo Encontro de Acessibilidade e Inclusão.

Durante o ano de 2024, o destaque foi a conclusão do Programa de Interiorização, na Comarca de Parintins, ao atingir a marca de 60 comarcas atendidas com treinamentos presenciais, e a certificação como Escola de Governo (Resolução CEE/AM n. 55/2024) para a oferta do MBA em Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional na Amazônia, além da oferta do curso de Especialização em Atenção Psicossocial e Direitos Humanos.

Como forma de preparar as equipes para o uso do sistema Projudi, a Escola promoveu treinamentos presenciais e cursos online voltados ao sistema que unificou a tramitação processual no Estado a partir do segundo semestre de 2024.

Também durante 2024, foram realizadas o Encontrão de Estagiários do TJAM, o Program Longevivendo, a segunda edição do Prêmio Nayde Vasconcelos e o Primeiro Congresso de Pesquisa Judiciária do Amazonas. Ainda aconteceram as duas primeiras edições da Medalha do Mérito Acadêmico, comenda instituída pela Resolução TJAM n.º 14/2023 para homenagear personalidades que contribuíram de forma relevante com as atividades da Escola Judicial.

Atualmente, o diretor da Escola Judicial é o desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, no atual gestão vêm sendo desenvolvidas ações de fortalecimento da inteligência emocional, gestão de alta perfomance no serviço público, segurança de dados e linguagem simples. Foram temas também o combate ao assédio e políticas de combate a violências de gênero. Se destaca ainda a continuidade no treinamento no sistema Projudi, com o curso Projudi 4.0, a formação da Brigada de Incêndio e a realização da segunda edição do CPJAM.

 

Diretores

...

2025 - ATUAL

Desembargador

Abraham Peixoto Campos Filho

...

2023 - 2024

Desembargador

Cezar Luiz Bandiera

...

2022- 2022

Desembargador

Cezar Luiz Bandiera

...

2020- 2022

Desembargador

Flávio Humberto Pascarelli Lopes

...

2018- 2020

Desembargador

Jorge Chalub Pereira

...

2016- 2018

Desembargador

João de Jesus Abdala Simões

...

2014- 2016

Desembargador

Paulo Cesar Caminha e Lima

...

2012- 2014

Desembargador

Cláudio César Ramalheira Roessing

...

2010- 2012

Desembargador

Cláudio César Ramalheira Roessing

%MCEPASTEBIN%
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Publicidade
Youtube
Accept
Decline
Analítico
Google Analytics
Accept
Decline
Save