O objetivo é capacitar os profissionais do Poder Judiciário e de outras instituições que atuam em áreas relacionadas.
A Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (VEMEPA), em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM), está promovendo o curso online de “Criação, Facilitação e Coordenação de Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violência Contra as Mulheres”.
Na manhã desta segunda-feira (25/09), aconteceu o último encontro do mês de setembro, mas a capacitação se estende até dezembro com encontros semanais. O palestrante desse encontro foi David Cardoso, doutorando em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) que apresentou metodologias e etapas de constituição de grupos reflexivos.
O objetivo é capacitar os profissionais do Poder Judiciário e de outras instituições que atuam em áreas relacionadas a “Grupos para Homens Autores de Violências contra Mulheres” (GHAV), baseados no emprego de metodologias reflexivas, literatura especializada, estudos feministas, de gênero e de masculinidades.
As discussões abordam novas formas de intervenção em grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência contra mulheres, por meio de experiências pioneiras, ampliando o conhecimento dos técnicos em relação aos assuntos abordados e subsidiando diferentes metodologias, além de conceitos fundamentais para o trabalho com homens autores de violência de gênero como masculinidade e patriarcado, Lei Maria da Penha e trabalhos com homens, entre outros.
#ParaTodosVerem: Fotografia do monitor de um computador que está acessando a sala de conferência online da plataforma do Google Meet, onde foi realizado o curso. Em destaque, do lado esquerdo está a tela do palestrante que está falando com os demais participantes.
Texto: Nicolle Brito | EJUD
Foto: Igor Braga | EJUD