A programação debate soluções para as demandas da população amazônica.

Estão abertas as inscrições para o 3.º Congresso de Pesquisa Judiciária do TJAM (CPJAM), promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) e pelo Grupo de Pesquisas Judiciárias (GPJ/TJAM). As inscrições podem ser realizadas clicando aqui ou acessando o sistema EmeronWeb da Ejud.
O evento técnico-científico acontecerá nos dias 9 e 10 de julho, no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no anexo da sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Com o tema "Saberes em circulação: pesquisas judiciárias em prol de respostas às populações da Amazônia", esta edição tem o objetivo de debater a aplicação prática de investigações acadêmicas.
O foco da ação é a melhoria do atendimento à população e o acolhimento das demandas de cidadãos e cidadãs da Região Amazônica. O congresso é gratuito e aberto ao público em geral. A iniciativa é direcionada a magistrados, magistradas, servidores, servidoras, pesquisadores, pesquisadoras, estudantes e demais pessoas interessadas. Haverá emissão de certificação acadêmica para todos os participantes.
O destaque da programação científica será a conferência magna de abertura, ministrada pela Professora Doutora Eunice Prudente, docente da Universidade de São Paulo (USP). A palestrante possui uma trajetória histórica no cenário jurídico nacional, tendo sido a primeira mulher negra a lecionar na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
O trabalho da professora é referência na defesa dos direitos humanos, no direito constitucional e no enfrentamento às desigualdades de gênero e raça. No congresso, a palestra da especialista servirá como base teórica para orientar as discussões de todo o evento, conectando os direitos fundamentais às realidades e desafios específicos da população amazônica.
#ParaTodosVerem: Mulher participa de uma videoconferência em seu computador, usando fone de ouvido, em uma mesa de trabalho com teclado, celular e uma xícara de café. Ao fundo, janelas mostram a paisagem externa.
Texto: Débora Mattos | Ejud
Foto: Nicolle Brito | Ejud