O evento foi realizado pela Escola Judicial e pela Segep.

A segunda edição do Curso de Formação Inicial para Estagiários (CFIE) de 2026, realizada na manhã da última quinta-feira (30/4), capacitou 62 estagiários, todos estudantes do curso de Direito, convocados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), para atuação nas unidades judiciárias e administrativas da instituição. O evento aconteceu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no prédio anexo à sede do TJAM.
Realizado pela Escola Judicial (Ejud), em parceria com a Secretária de Gestão de Pessoas (Segep), o CFIE tem como objetivo apresentar a estrutura administrativa e judiciária do TJAM para os novos estagiários, servindo como integração à rotina de trabalho do Judiciário.
Para o acadêmico de Direito Cauê Santana, o CFIE representou “um momento acolhedor, onde foram sanadas muitas dúvidas. Pude aprender sobre os sistemas de rotina do Tribunal e gostei muito de saber das políticas de inclusão e acessibilidade”.
Programação
Durante a manhã, foram realizadas sete palestras, onde os diferentes setores do TJAM foram apresentados por servidores da casa. A primeira apresentação foi ministrada por Aroldo Filho, chefe do setor de estágio da Segep, que apresentou os direitos e deveres dos estagiários, além de responder eventuais dúvidas.
A apresentação seguinte foi realizada por Monike Antony, servidora do Tribunal e chefe da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do TJAM, que apresentou as atividades da Divisão e incentivou os estagiários a engajarem com futuras ações, como as campanhas de reciclagem e cursos voltados para a área de acessibilidade.
Os servidores do Tribunal e membros da Comissão de Prevenção ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TJAM, Rafaela Barbosa e Rodrigo Melo, conduziram a palestra seguinte, onde a Comissão, seus membros e suas atribuições foram apresentados para os estagiários.
O Pacto Nacional pela Linguagem Simples, iniciativa que busca usar uma linguagem de fácil compreensão no Judiciário, foi apresentado para os estagiários pela servidora Maria Auxiliadora Paula, que faz parte do “Simplifica TJAM”, grupo voltado para a implementação da linguagem simples no Tribunal.
A secretária de Auditoria Interna do TJAM, Nabiha Monassa, apresentou as funções do setor, que é ligado à proteção do valor organizacional do Judiciário. Em seguida, a coordenadora do setor administrativo da Ejud, Vilma Carvalho, apresentou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta integral ao funcionamento rotineiro do Tribunal, e demonstrou algumas de suas funcionalidades para os recém-chegados.
A última apresentação do dia foi ministrada por Rodrigo Melo, servidor do TJAM e membro do Comitê Gestor de Proteção de Dados (CGPD), e tratou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra a servidora Vilma Carvalho falando para os estagiários e estagiárias que participaram da atividade.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Marcus Phillipe | TJAM