A atividade faz parte do Programa de Interiorização da Escola Judicial em 2025.
O Webinário “Eficiência em Ação: Boas Práticas para Alta Performance”, realizado na tarde desta terça-feira (01/06) pela Escola Judicial (Ejud) do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). Participaram do evento 90 servidores e servidoras das comarcas do Interior do Estado.
O webinário compõe as atividades do Programa de Interiorização em 2025 e apresentou estratégias para o cumprimento de metas e objetivos institucionais adaptadas às peculiaridades e desafios enfrentados pelas equipes que atuam fora da capital amazonense.
Com duração de 03 horas-aula, a formação ocorreu de forma online, por meio da plataforma Google Meet, e foi voltada exclusivamente para servidores das 60 comarcas do interior do Estado, entre eles diretores, assessores, escrivães, assistentes de diretores e demais cargos.
O desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, diretor da Escola Judicial, participou da ação formativa. Em sua fala de abertura, o magistrado ressaltou o resultado positivo das primeiras visitas do Programa de Interiorização no ano de 2025, destacando o “grande engajamento e participação das comarcas, que geraram resultados positivos após a capacitação e compartilhamento de estratégias para o cumprimento de objetivos”.
“Metas não são apenas números, mas sim pessoas. Somos todos resultado de um esforço coletivo e do compromisso de cada um. Cuidar de metas é cuidar de pessoas, estando próximo e garantindo condições para que as comarcas dêem seu melhor. A Escola Judicial está aqui para apoiar aqueles que decidem avançar e transformar boas decisões em resultados reais”, concluiu o desembargador diretor da Escola.
Segundo Rosalina Araújo, servidora do TJAM e instrutora do Programa de Interiorização, “o criterioso processo de capacitação na Interiorização é necessário para que consigamos atingir nosso objetivo de aprimorar a prestação jurisdicional e alinhar nosso atendimento aos padrões do Conselho Nacional de Justiça”.
“É preciso ser diligente desde o momento que se inicia o trabalho, otimizando as ferramentas e elaborando planos de ação para atingir a melhor performance possível, assim cumprindo as metas estabelecidas tanto pelo TJAM, quanto pelo CNJ”, destacou a servidora.
Próximas atividades
O Programa de Interiorização, iniciativa da Ejud voltada especificamente para a capacitação das equipes lotadas nas comarcas do interior do Estado do Amazonas, continua no segundo semestre de 2025, com a ida a oito comarcas com visitas previstas para o mês de julho, além da continuação dos treinamentos online. As unidades do interior que tiverem interesse em receber atividades presenciais, também podem solicitar da Escola Judicial formalmente via processo SEI para que a direção faça o planejamento adequado.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Nicolle Brito | Ejud