O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (18/06).
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), promoveu o quinto encontro do programa “Gênero em Foco” em 2025. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (18/06) e discutiu o tema “Envelhecimento e violência contra a mulher idosa”.
A reunião foi realizada na sala de aula do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede do Tribunal, localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
As responsáveis pela formação foram a pró-reitora de ensino, Kennya Brito, e a gerente de projetos especiais da pró-reitoria de ensino e pós-graduação, Iana Ferreira, ambas da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).
As instrutoras apresentaram especificidades da violência contra a mulher idosa, debateram acerca das políticas públicas e os dispositivos legais de proteção desse público e da necessidade de desenvolver estratégias de prevenção e intervenção às violências.
De acordo com Iana Ferreira, é importante abordar o combate a violência contra a pessoa idosa. A instrutora destacou que “temos perspectivas que em 2050, a população idosa alcance um número bem maior, então é importante preparar os profissionais e a população para trabalhar com esse público”.
Para Kennya Brito, instituições que compõem a rede de proteção promoverem o debate acerca das questões que envolvem o envelhecimento. “Hoje enfrentamos [...] uma maior discriminação, pelo fato de ser mulher e idosa, por isso, é necessário dar visibilidade e levar essa problemática aos profissionais que atuam nesse atenfimento, e para a sociedade em geral”, frisou a profissional.
Próximos encontros
O próximo encontro do projeto está previsto para o dia 2 de julho e terá como tema “Violência doméstica e uso abusivo de substâncias”, ministrado pela psicóloga Joanne Oliveira e pela assistente social Ana Camila Alves, membros do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS/AD).
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra os participantes do programa de pé, sorrindo para a câmera, com as instrutoras no centro da foto.
Texto e foto: Nicolle Brito | Ejud