As formações ocorreram entre maio e junho e capacitaram 32 delegatários.
Entre os meses de maio a junho, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) e da Escola Judicial (Ejud), promoveu o curso de “Prestação de Contas nos Cartórios Extrajudiciais do Estado do Amazonas”.
A formação foi direcionada para as equipes de cartórios extrajudiciais da capital e do interior do Estado do Amazonas. Foram certificados 32 participantes, entre delegatários interinos e interventores dos cartórios das 17 comarcas alcançadas pelas atividades promovidas, de forma presencial e online, entre os dias 05 de maio e 09 de junho de 2025.
O objetivo do curso foi capacitar os participantes nas normas de prestação de contas, observando os provimentos n.º 478/2024 e n.º 149/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de forma a garantir transparência, conformidade e boa gestão dos recursos das serventias.
Os servidores do TJAM Carlos Barroco e Daniel Barroncas foram os responsáveis por ministrar os cursos. Segundo Daniel, a capacitação foi uma iniciativa estratégica para fortalecer a conformidade e a gestão eficiente das serventias extrajudiciais em todo o Estado do Amazonas.
“Ao todo, foram treinados delegatários e prestadores de serviços de 20 serventias extrajudiciais, com predominância de unidades do interior. O curso proporcionou orientações práticas, conteúdo técnico atualizado e ferramentas que atendem às exigências do CNJ. Mais do que repassar normas, buscamos promover uma cultura de responsabilidade, transparência e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou Daniel Barroncas.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra um grupo de escreventes do cartório prestando atenção no instrutor, que está demonstrando algo no celular.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Nicolle Brito | Ejud