Este foi o segundo encontro do projeto durante 2025.
O “Gênero em Foco”, projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), que objetiva capacitar os servidores para reconhecer, enfrentar e combater a violência doméstica, teve como tema de seu segundo encontro “Masculinidades e Tipos de Violência contra as Mulheres”.
A reunião, realizada pela Ejud e pela Assessoria de Comunicação Social do TJAM, contou com 37 participantes e ocorreu na manhã do dia 07 de maio (quarta-feira), na sala de aula da Escola Judicial (Ejud), localizada no Fórum Ministro Henoch Reis.
O encontro foi conduzido pelos psicólogos e servidores do TJAM Antônio Montes e Bárbara Rocha, que abordaram os conceitos estudados pela filósofa Judith Butler, debatendo sobre os papeis de gênero.
Para Bárbara, ao tratar sobre os diferentes tipos de masculinidades, não só no Judiciário mas em outras instituições também, “conseguimos estreitar as relações entre servidores para criar uma rotina e um ambiente de trabalho que seja respeitoso com a identidade de cada um”.
A psicóloga acrescenta também a necessidade de se trazer homens e suas diferentes masculinidades para o debate sobre formas de combate à violência contra a mulher, auxiliando na busca por novas formas de enfrentamento e prevenção.
Para Cássia de Oliveira, assessora jurídica da Defensoria Pública, a temática abordada no encontro é essencial e pouco explorada. “Eu trabalho no núcleo de defesa da mulher, na Defensoria Pública, e estou acostumada com o olhar da mulher sobre a violência que ela sofre. Então aqui, conseguimos aprender, junto com os demais participantes, a ter um olhar diferente e especializado sobre essa questão, levando em consideração também a construção social da masculinidade do agressor”, concluiu Cássia.
Próximos encontros
O projeto “Gênero em Foco” tem duração prevista de oito encontros durante 2025, com previsão de finalização no mês de julho. O primeiro encontro foi realizado durante o “Encontro de Formação para o Combate e Enfrentamento às Violências de Gênero”, que ocorreu em abril.
O próximo encontro previsto para o projeto ocorre em 21 de maio, e tem como tema “Dispositivos legais de combate à violência e rede de apoio e proteção”.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra a sala de aula onde ocorreu o encontro e os seus participantes. A sala tem paredes e teto branco e chão preto. Os participantes estão aglomerados no centro da sala, sorrindo e olhando para a câmera.
Texto e foto: Gabriel Horta | Ejud