A solenidade contou com as palestras do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e do ministro Benjamin Zymler, do TCU.
O juiz coordenador de cursos da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) e titular da 8.ª Vara do Juizado Especial Cível, Marcelo Manuel da Costa Vieira, representou a Ejud na solenidade de abertura do ano letivo de 2025 da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM). O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (20/03), no auditório Franco de Sá, localizado na sede do TCE-AM, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
A cerimônia celebrou também o “Ouvidoria Day", iniciativa que busca fortalecer a participação cidadã e a governança pública, e que é realizada em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor.
Composição da mesa de honra
A mesa de honra da cerimônia contou com a presença da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins; do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil); do presidente do TJAM, desembargador Jomar Ricardo Saunders; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler; do coordenador-geral da ECP, conselheiro Júlio Corrêa; do diretor da Escola Superior da Magistratura do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli; do coordenador de cursos da Escola Judicial, representando o diretor da Ejud, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, e também o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM), juiz Marcelo Manuel Vieira, entre outras autoridades que estavam presentes.
Importância da participação da Ejud
Representando a Ejud no evento, o juiz Marcelo Vieira destacou a relevância da colaboração entre as escolas de capacitação funcional. "A participação da Ejud nesses eventos demonstra a sinergia entre as escolas, que vêm ganhando cada vez mais reconhecimento em seus tribunais. Essa integração é essencial para alcançarmos nosso objetivo comum: a promoção da educação como ferramenta de aprimoramento do serviço público e do Poder Judiciário como um todo."
Programação do evento
Após a composição da mesa, foi exibido um vídeo institucional comemorativo dos 15 anos da Escola de Contas, destacando novidades para 2025, como a oferta de 88 cursos presenciais e novas pós-graduações em Economia e Administração.
Em seu discurso, a presidente do TCE-AM enfatizou o compromisso da Escola de Contas em oferecer uma programação de excelência voltada para jurisdicionados, servidores e o público em geral. Ela também ressaltou a importância do Ouvidoria Day, afirmando que "uma ouvidoria bem conduzida e composta por profissionais qualificados é essencial para a construção de uma democracia dialógica, gerando impactos positivos no futuro".
O conselheiro Júlio Corrêa, fundador e coordenador da ECP, destacou a relevância da parceria entre a diretoria e os servidores da Escola, afirmando que "o sucesso alcançado é fruto do envolvimento de toda a equipe, que trabalha para construir um futuro promissor".
Já o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Mário Mello, reforçou a importância do Ouvidoria Day como um movimento nacional que fortalece as ouvidorias públicas, promovendo a transparência e a participação cidadã na administração pública.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra em destaque no centro da imagem o juiz Marcelo Vieira na mesa de horna do evento de abertura do Ano Letivo 2025 da Escola de Contas do TCE-AM.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Chico Batata | TJAM