Participaram 70 estagiários das diversas unidades judiciárias e administrativas do TJAM.
Com a presença de 70 estagiários de diversas unidades administrativas e judiciárias, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud) em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), realizou na manhã desta terça-feira (03/12) o curso de “Orientação Profissional e de Carreira para estagiários do TJAM”.
A ação formativa foi idealizada para promover um momento de aprendizado e troca de experiências entre os estagiários que atuam no TJAM com o objetivo de criarem um plano de gestão de carreiras por meio de um projeto de vida.
As formadoras foram a a doutora em psicologia e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Gisele Cristina Resende; as psicólogas Gisele Pereira da Silva e Caroline Stéfanny Marques de Sousa, todas membros do Laboratório de Avaliação Psicológica da Faculdade de Psicologia da Ufam.
A abertura do evento contou com a participação do do secretário-geral da Ejud, Rafael Luan Andrade Santos e da chefe da seção de estágio do Tribunal de Justiça, Larissa Simões de Lima. Os servidores destacaram a relevância do evento como forma de auxiliar os estagiários no que tange a seu futuro profissional em suas carreiras.
Para a Larissa Lima, a importância do evento é “imensurável, porque a gente está participando de uma fase muito importante na vida desses estudantes que estão trilhando a sua carreira. Eu acho que nada é tão importante nesse momento do que refletir sobre como o estágio está contribuindo para a carreira deles, como que o estágio é uma semente, que eles estão plantando aqui para colher no futuro profissional deles”.
De acordo com Geovanna Andrade, estagiária de administração, o evento “teve uma grande importância porque demonstra como todo esse planejamento influencia a nossa vida, como estudante de administração, o planejamento é justamente a peça inicial para desenvolver um projeto, e o projeto da nossa vida é o projeto mais importante que a gente tem. E esse curso mostrou o que é que a gente deve fazer para se planejar e todos os percalços que a gente precisa passar até chegar ao fim de algo”.
As profissionais Gisele Resende e Caroline de Sousa apresentaram o tema “Importância do Autoconhecimento para o Projeto de Vida e Carreira”, seguido de um momento para debate entre as psicólogas e os estagiários. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a dinâmica “Meu projeto de vida e carreira”, onde puderam conversar sobre o futuro, suas expectativas e suas experiências dentro e fora do Poder Judiciário amazonense.
A programação encerrou com a palestra “Metas para o Futuro e Planejamento de Carreira: concretizando sonhos”, ministrada por Gisele da Silva que abordou a importância e técnicas para o planejamento das carreiras profissionais.
Texto: Nicolle Brito | Ejud
Foto: Marcus Phillipe | TJAM
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra o banner do evento em azul claro e escuro, com o texto “Orientação Profissional e de Carreira para estagiários do TJAM” à esquerda, e o público assistindo a palestra sendo realizada no palco à direita.